26/08/2010

Rap com Ciência: há 1 ano, escolas do DF viravam palco para novo aprendizado


Projeto gerou cerca de 400 canções e ganhou destaque na mídia; alunos usaram conhecimentos obtidos com uso da metodologia da Sangari

“ Este é o dia mais especial na minha carreira de 20 anos no rap brasileiro", disse o rapper Japão, conhecido líder do grupo Viela 17, ao lembrar a efervescência nas escolas públicas do Distrito Federal em agosto de 2009, quando começou o projeto Rap com Ciência . Para ele, está se completando agora um ano de contribuição ao cenário do rap nacional e à própria Educação, porque a iniciativa demonstrou como a arte das ruas pode ser acolhida pela escola e se transformar num combustível para o aprendizado de conteúdos antes tidos como "chatos".

O projeto é resultado de uma parceria entre a Sangari Brasil, a Secretaria de Educação do Distrito Federal e os rappers Japão e Paulo Henrique Lira de Jesus. Foi desenvolvido em 15 escolas públicas do DF, onde a metodologia de ensino de Ciências da Sangari já trazia inovações e abria espaço para mais ousadia em busca do aprendizado crítico e criativo.

“Hoje, logo cedo, me veio à cabeça como o tempo é rei. Faz exatamente um ano que o projeto Rap com Ciência teve seu início e me recordo de vários momentos, como o das crianças envolvidas no processo, nas oficinas e o contato com crianças de várias satélites”, diz Japão. “ Este é o dia mais especial na minha carreira de 20 anos no rap brasileiro."

Com o Rap com Ciência, os estudantes do programa Ciência em Foco foram estimulados a compor letras de rap que combinassem o que aprendiam nas aulas de Ciência com temas que envolviam o seu dia a dia. Cerca de 400 canções foram compostas pelos estudantes e, desse total, 16 canções foram selecionadas para entrar no CD Rap com Ciência .
O objetivo do projeto foi aproximar os alunos da escola, desenvolver trabalhos em grupo, melhorar o auto-estima e criatividade deles e, acima de tudo, incentivá-los a pensar sobre a vida e futuro.O Rap com Ciência teve grande repercussão na mídia nacional. Desde o lançamento, o CD esteve no ar em diversas rádios como Cultura, Transamérica, Jovem Pan e Transamérica de Brasília, além de receber menção em sites e programas de TV de todo o país.

“É um dia muito especial e espero que tudo o que este projeto proporcionou para cada criança sirva de estímulo para uma vida toda, afinal, não é todo dia que crianças entre 7 e 14 anos gravam um CD com uma tiragem de 10 mil”, diz Japão.

Os pequenos rappers fizeram apresentações em exposições, workshops e até na comemoração dos 50 anos de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. “Foi histórico para o rap brasileiro e para as crianças, pois foi o primeiro espetáculo e eles se apresentaram para mais de 1,3 milhão de pessoas ”, conta Japão. "Valeu o esforço de cada um da minha equipe, do apoio incondicional da Sangari Brasil e da Secretaria de Educação do Distrito Federal, além das DREs."
Assista ao vídeo clipe "Se liga ai!"

12ª Reunião Bienal da Red-POP: A profissionalização do trabalho de divulgação científica

Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, a Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe de 1 de setembro até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.

Serão aceitos tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

Dentro dos eixos temáticos, os interessados deverão adequar os trabalhos às modalidades: Comunicação Oral (15 minutos); Pôster Digital (4 minutos), Oficinas práticas (2 horas) e Mini-cursos (3 horas). Paralelamente às apresentações, haverá conferências plenárias, concursos, prêmios e visitas técnicas a centros e museus de ciências. A Red-POP editará um Caderno de Resumos, que será entregue durante o encontro. Ao final da programação, os participantes também receberão um livro eletrônico com os Anais do Congresso.

As inscrições para participar da 12ª Reunião Bienal já estão abertas e acontecem até o dia 15 de janeiro de 2011. Membros da Red-POP pagam 105 dólares, não-membros, 155, e estudantes, 22. Após essa data, os valores sofrerão reajustes.

Sobre a Red-POP

A Red-POP é uma rede interativa que reúne instituições e programas de popularização da ciência e tecnologia na América Latina e no Caribe. A rede opera através de mecanismos regionais de cooperação, promovendo o intercâmbio, a formação e a utilização de recursos entre seus membros. Atualmente, a instituição possui mais de 70 membros, em 12 países da região.

A 12ª Reunião é destinada a profissionais e pesquisadores acadêmicos, atuantes em divulgação e popularização científica. O objetivo é propiciar a troca de experiências e de resultados práticos entre os participantes. Além de divulgar pesquisas relevantes do setor, propor reflexões e inovações, e expor problemáticas relacionadas à área.

Fonte: Museu Exploratório de Ciências

24/08/2010

‘Avental de história’ revela a vida de Oswaldo Cruz

A história do médico sanitarista é contada de maneira divertida pela museóloga Cláudia Oliveira, através da atividade ‘O avental de história’, que o Museu da Vida apresenta no Castelo da Fiocruz. O objetivo é despertar a curiosidade dos pequenos de 5 a 8 anos para a vida e a obra de Oswaldo Cruz. Ele decidiu erguer no início do século 20, na antiga Fazenda de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, um castelo, em estilo neomourisco, visando chamar a atenção da população para a importância da ciência. O médico aparece nessa narrativa, em meio a outros personagens inusitados que chamam atenção da garotada como cavalos, ratos e galinhas.

A atividade dura cerca de 40 minutos e inclui a apresentação de fotos históricas, um bate-papo na varanda do segundo andar e uma visita guiada às exposições do Passado e Presente, no Castelo da Fiocruz . ‘O Avental de história’ pode ser visto às quartas-feiras. É necessário agendamento prévio, nos horários: 9h ou às 10h30, e às 13h30 ou às 15h.

Além dessa atração, o Museu da Vida, um espaço integrado entre ciência, cultura e sociedade, promove uma série de outras atividades em seus vários espaços: Centro de Recepção, Parque da Ciência, Ciência em Cena, Biodescoberta e Passado e Presente. A visitação é de terça a sexta-feira, das 9 às 16h30, e no sábado, das 10 às 16 horas.

O endereço é Av. Brasil, 4365 – Manguinhos. Mais informações e agendamento de visitas (escolas podem levar até 40 alunos) pelo telefone 2590-6747 ou através do e-mail: recepcaomv@coc.fiocruz.br

FONTE: Assessoria de Imprensa-COC/Fiocruz
Haendel Gomes
Fones: (21) 3865-2230 / 3865-2276 / 9959-4447

23/08/2010

‘Brasileirinhos’ vira nome oficial do asteroide XD96

A União Astronômica Internacional (UIA) reconheceu o nome ‘Brasileirinhos’ para o asteroide 15453 (XD96), descoberto em 98, pelo astrofísico venezuelano, Orlando Naranjo. O nome foi sugerido, em 2009, pelos estudantes da Escola Municipal Maria Pavanati Favaro, em Campinas, após conquistarem o prêmio ‘Super Solução’ do 3º Grande Desafio, evento organizado pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O registro do nome pode ser encontrado na página da National Aeronautics and Space Administration, a NASA . Como consta na descrição do registro, Brasileirinhos é uma homenagem a todos os estudantes brasileiros, como forma de incentivá-los a atingir as metas necessárias em seus estudos.

É a segunda vez que o Museu de Ciências da Unicamp alcança o espaço. Em 2007, com o desafio “Apagar o foco de incêndio na floresta” os alunos do Colégio Oswaldo Cruz, de Ourinhos, batizaram o asteróide 12367, do mesmo pesquisador, com o nome daquela cidade. Em 2009, “Você é capaz de salvar uma espécie em extinção?” deu a professora de ciências, Rosa Maria Siviero, e aos alunos Danklas Santos, Fernando Cezar Filho, David Macedo, Heloísa de Souza, Jônatas Santos e Michael da Silveira, a oportunidade de refazer o feito, homenageando estudantes de todo o país.

Um prêmio para a eternidade. Para a Diretora Educacional do MC, Adriana Rossi, batizar um asteroide supera o imediatismo dos prêmios materiais e, no sentido etimológico da palavra, eleva o mérito das equipes para limites universais. “Receber isso como reconhecimento pelo sucesso indica o valor do esforço realizado. Serve de estímulo para trabalhar com ciência e qualquer outra tarefa que requeira dedicação e esforço coletivo”, disse.

Poder nomear um asteróide é para sempre, nada de um prêmio material que acaba ou uma atividade que também tem fim. Ter essa honra supera o imediatismo e leva o mérito das equipes para limites universais, até no sentido etimológico da palavra. E receber isso como reconhecimento pelo sucesso numa tarefa deve indicar o valor do esforço realizado. Isso deve servir como um super estímulo para começar a trabalhar com ciência e qualquer outra tarefa que requeira dedicação e esforço coletivo, como o GD.

Não foi tão simples escolher o nome do asteroide. Para chegar até Brasileirinhos, os estudantes atenderam uma série de exigências da UIA: o nome não podia conter mais de 16 caracteres; preferencialmente ter apenas uma palavra; não ser ofensivo; ser pronunciável em qualquer idioma; não se parecer com outro nome já sugerido.
Artigos da época:http://tinyurl.com/2ao7l4m

Fonte: Camila Delmondes / Assessoria de Imprensa
Museu Exploratório de CiênciasUniversidade Estadual de Campinas

19/08/2010

Líderes educacionais debatem estratégias para um ensino de qualidade

por Cíntia Moura
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Conlide vai apresentar temas importantes com foco em Gestão Educacional e Tecnologias

Estratégias e políticas para um ensino com qualidade serão temas em destaque na Convenção de Líderes Educacionais (Conlide), que se realiza de 31 de agosto a 1º de setembro no WTC Convention Center, em São Paulo. Gestão educacional e novas tecnologias também estarão na pauta do encontro.

O ideia do evento é trazer à tona temas importantes e atuais por meio de conferências, que estabelecerão subsídios teóricos e práticos que possam ser úteis na escola em geral e nas salas de aula.

A conferência terá a participação de palestrantes nacionais e internacionais, e os organizadores esperam cerca de 5000 educadores das redes pública e particular de ensino, especialmente diretores, vice-diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos e demais profissionais que compõem as equipes gestoras de escolas públicas e particulares.

A Conlide tem organização da Profer Empreendimentos Comerciais, empresa especializada em feiras e eventos comerciais.

Programação da Convenção de Líderes Educacionais aqui.

18/08/2010

Vice-presidente da Sangari Brasil recebe condecoração argentina

Medalha do Bicentenário de Buenos Aires marca contribuições de Jorge Werthein à Educação

“Essas são algumas das pessoas e instituições que contribuíram – e continuam contribuindo – para tornar melhores nossas vidas”. Assim são definidos aqueles que recebem a condecoração que será entregue no dia 20 de agosto a Jorge Werthein, vice-presidente da Sangari Brasil e presidente da Sangari Argentina. Ele receberá a Medalha do Bicentenário, que marca os 200 anos da cidade de Buenos Aires e homenageia personalidades que merecem "reconhecimento, destaque e agradecimento". A cerimônia será no Consulado Geral do Rio de Janeiro.

Werthein se destaca por sua longa trajetória de trabalho pela melhoria da qualidade na Educação. Foi representante da Unesco no Brasil por dois mandatos seguidos, de 1996 a 2005, período em que ajudou a articular os movimentos da sociedade civil que hoje se unem pela Educação. Foi também chefe do escritório da Unesco em Nova York, de 1994 a 1996, e atuou em diversos organismos internacionais, antes de chegar à Sangari, em 2009.

Nascido na Argentina, Werthein mudou-se para o Brasil em 1977. Casado com uma brasileira, seus filhos e netos são brasileiros. É doutor em Educação pela Stanford University. Ele receberá a medalha das mãos do ministro da Cultura de Buenos Aires, Hernán Lombardi, que vai condecorar também a psicóloga argentina Carmen Lent.

A homenagem com a Medalha do Bicentenário é parte do programa Portas do Bicentenário, da Administração da Cidade de Buenos Aires, e está destinada a 200 pessoas que fizeram grandes contribuições. Essas pessoas, dizem os organizadores do programa, "são faróis, mas também são o espelho onde podemos nos ver refletidos porque reconhecemos o melhor nós mesmos neles”.

O ministro Lombardi condecorou personalidades em diversas cidades. Em Paris foram homenageados os artistas plásticos Antonio Seguí e Julio Le Parc, entre outros; em Madri, o ator Miguel Angel Solá e os ex-jogadores de futebol e ex-treinadores Alfredo Di Stéfano e Jorge Valdano. Ainda na Espanha foram agraciados a atriz e cantora Elena Roger, o bailarino Iñaki Urlezaga, o jornalista Hernán Casciari e, por sua trajetória, a atriz e cantora espanhola Nati Mistral.

A primeira medalha foi entregue em 30 de agosto a Joaquín Salvador Lavado, o Quino, criador da Mafalda, a famosa personagem de quadrinhos. A primeira instituição a recebê-la foi o Hospital Infantil Pedro de Elizalde.

As medalhas foram desenhadas pelo artista Antonio Pujía, e os textos gravados são "Cidade de Buenos Aires" e "Em União e Liberdade".

Fórum discute métodos para construir uma política pública de educação

por Cíntia Moura
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A qualidade da educação está na pauta mais uma vez. Agora, no 5º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas, que tem como foco os limites e possibilidades para o avanço das políticas públicas em Educação. O evento será realizado entre os dia 2 e 3 de setembro no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp/SP .

O fórum deve reunir cerca de 1000 educadores, gestores, especialistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que farão juntos apresentações, debates, reflexões e troca de experiências globais, regionais e locais sobre a condição atual da Educação com base nas experiências locais e internacionais, especialmente dos países ibero-americanos.

Além do tema central, o 5º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas abordará questões como avaliação, métodos e instrumentos de ensino.

O evento contará com a participação da Secretaria do Estado da Educação, prefeitos, secretários municipais, conferencistas, profissionais do setor educacional, especialistas da rede pública e privada do Estado de São Paulo e formadores de opinião no segmento da Educação.

O Fórum é uma iniciativa da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas, sob a organização executiva do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada - Ibsa, com o apoio da Unesco, da Organização dos Estados Ibero-Americanos - OEI, entre outras instituições educacionais.

O evento terá ainda mesas redondas e exposições. A primeira conferência sobre avanços e perspectivas da educação brasileira será apresentada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Programação do 5º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas aqui.

16/08/2010

Educadores da Sangari debatem ensino de Ciências nas escolas particulares


A equipe de tutores da Sangari Brasil dedicada às escolas particulares conheceu em detalhes as novas unidades do CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade e está pronta para um segundo semestre de atividades intensas nas diversas regiões do País. Reunidos em São Paulo com a equipe de formação, composta por biólogos, especialistas em educação e em formação de professores, os tutores puderam trocar experiências e tirar suas dúvidas sobre o programa.

O encontro, realizado nos dias 22 e 23 de julho, serviu também para uma maior integração das equipes e abordou questões como as particularidades de implementação do CTC na rede privada, os avanços obtidos entre 2009 e 2010, desafios e dificuldades encontradas ao longo do ano letivo e a importância dos instrumentos de trabalho utilizados.

Os tutores ficaram empolgados. Vinicius Signorelli, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Sangari Brasil, fez uma palestra sobre a importância do ensino de Ciências e da metodologia investigativa. Mário Domingos, Fabio Vitta, Márcio Cottomacci e Teresinha Figueiredo apresentaram as três novas unidades temáticas do CTC: Animais, Vida dos Animais e Ambiente e Vida.

"A contribuição dos pesquisadores da Sangari colabora com o repertório teórico dos tutores sobre as novas unidades CTC. Graças à colaboração de todos, tivemos dois dias muito intensos e produtivos. Além do fortalecimento da equipe, esse encontro permitiu a troca de experiências entre os profissionais, esclarecimentos sobre as ferramentas de trabalho e possíveis ações pedagógicas nas escolas", analisa Mariana Mieko Sakamoto, coordenadora de Implementação.

Veja alguns comentários dos tutores:

"Tudo isso é bastante empolgante e motivador, além de instrumentalizar amplamente a todos nós enquanto profissionais (representantes da Sangari e responsáveis pela contínua implementação de sucesso do CTC) nas mais diversas condições que encontramos nas escolas" - Mauro Bigatto.

"A apresentação do Vinícius me permitiu compreender ainda mais as concepções pedagógicas do CTC, e perceber a magnitude da mudança de uma concepção tradicional/tecnicista para a metodologia da investigação" - Marcelo Del Bel.

"Ao assistir as propostas das unidades Vida dos animais e Ambiente e Vida, pude entender melhor o processo de concepção de uma unidade, bem como a intencionalidade ao organizar os conteúdos de uma temática pela equipe" - Jorge Correia.

CTC nas melhores escolas particulares do Brasil

A metodologia de ensino de Ciências da Sangari Brasil está nas melhores escolas particulares do País, as chamadas escolas de elite. Desde a criação do programa, mais de 109 mil alunos de redes privadas já estudaram Ciências com o CTC, e hoje cerca de 40 mil estudantes são beneficiados em mais de 160 instituições particulares de ensino em todo o Brasil.

São escolas com elevado grau de exigência quanto ao aprendizado de seus alunos. Ou seja, são parceiros de alto nível, que escolhem o CTC e consolidam a marca Sangari como referência no mercado. Entre estes parceiros estão:

Rede Magnum, em Minas Gerais
Colégio Sidarta, em São Paulo
Rede Darwin, no Espírito Santo
Colégio Renascença, em São Paulo
Colégio Bialik, em São Paulo
Colégio Cidade Viva, na Paraíba
Colégio Monteiro Lobato, no Espírito Santo
Colégio Gurilândia, em Salvador

Até hoje, o CTC já beneficiou 674 mil estudantes no Brasil, tanto na rede pública quanto na particular.

12/08/2010

Programa forma jovens multiplicadores na área de Ciências

Coordenador de P&D da Sangari ministra palestra científica aos estudantes do Instituto Braudel



Revelar novas perspectivas de carreiras científicas aos jovens está entre as propostas do projeto Academia de Ciência, realização do Instituto Fernand Braudel com apoio do Instituto Sangari. A iniciativa possibilita aos estudantes encontros com profissionais da área de Ciência e Tecnologia, visitas a laboratórios, centros de pesquisa, exposições, museus e universidades. No dia 6 de agosto, o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Sangari Brasil, Vinicius Signorelli, ministrou a palestra " Ciência e Sociedade - Introdução ao Pensamento Científico ” para 27 alunos do Academia de Ciência.

O projeto forma jovens multiplicadores para que possam dar apoio a professores em sala de aula e em atividades experimentais, assim como auxiliar alguns grupos nas atividades do próprio projeto. Os professores que participam da iniciativa também recebem treinamento especial para desenvolver as aulas de Ciência e Tecnologia de maneira mais atrativa e estimular o potencial e a criatividade dos estudantes. Para isso, o projeto conta com a doação de algumas unidades do programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade, que engloba a formação dos professores.

O CTC! é um programa integrado de educação científica que contempla, entre outros aspectos, a capacitação de professores para execução da proposta. Acreditamos que a formação de jovens lideranças, que recebam treinamento específico na área de Ciências e, além disso, desenvolvam conteúdos relacionados à história das Ciências, introdução ao método científico, comunicação e filosofia, possam gerar um impacto interessante ao programa. A horizontalidade da relação aluno-aluno no desenvolvimento do conhecimento não é excludente, mas sim complementar da ação pedagógica e da intervenção do professor no processo”, afirma Ricardo Pasin Caparrós, professor e coordenador geral do projeto.

O Academia de Ciência é voltado para estudantes do 8ª ano e do Ensino Médio e está presente em escolas da rede pública de São Bernardo do Campo, São Paulo e Guaratinguetá. Mais de 1.000 jovens já ampliaram seu universo cultural e são capazes de decifrar o mundo por meio de uma visão crítica e reflexiva.

Cientista Simon Schwartzman destaca qualidade da metodologia da Sangari

O renomado cientista político e pesquisador Simon Schwartzman deu um depoimento exclusivo à Sangari Brasil em que afirma, entre outras coisas, que o CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade é uma metodologia bem sucedida e representa uma solução viável para as grandes redes de escolas, públicas e particulares.

Coordenador de um estudo detalhado sobre o ensino de Ciências no Brasil, produzido para a Academia Brasileira de Ciências, Schwartzman recebeu a equipe da Sangari Brasil em seu escritório no Rio de Janeiro. Seu depoimento está publicado, em texto e vídeo, no Canal de Notícias .

Pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), com sede no Rio, Schwartzman foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1994 e 1998 e é uma referência no mundo acadêmico, sobretudo quando o tema é Ciência e Educação.
O estudo que ele produziu para a Academia dá destaque especial à Sangari Brasil, e Schwartzman reforça estas conclusões positivas na entrevista dada à equipe do Departamento de Comunicação.

O depoimento foi publicado em três partes.

Na primeira, o cientista político defende a importância do ensino de Ciências na infância, para desenvolver uma cultura científica em que o cidadão possa lidar com os desafios trazidos pelos avanços tecnológicos.

Na segunda parte, Schwartzman destaca que a formação do professor influencia diretamente a qualidade do aprendizado dos alunos, e que os educadores dependem de metodologia estruturada, com conteúdo de qualidade, para ter êxito.

Na terceira parte ele conta do estudo que fez para a Academia de Ciências e explica por que a metodologia da Sangari Brasil é bem-sucedida.

Clique nos links abaixo para assistir e ler as três partes do depoimento de Simon Schwartzman:

11/08/2010

Metodologia da Sangari ajuda a melhorar Ideb em escola do Rio de Janeiro

por Luciano Milhomem
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Diretora relata o forte envolvimento dos alunos: “É emocionante ver o quanto eles gostam do programa"

O programa Cientistas do Amanhã, nome que a metodologia CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade recebeu no Rio de Janeiro, contribuiu para um melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No Ciep Primeiro de Maio, com 578 alunos da Educação Infantil ao 5º ano, a diretora Suely Gaspar considera o programa um dos principais fatores que levaram a escola de Santa Cruz a conquistar o 3º lugar no ranking do Ideb entre as Escolas do Amanhã. A nota ali foi de 5,9.

Suely afirmou que o programa da Sangari dá mais motivação aos alunos para participar das aulas. “É emocionante ver o quanto eles gostam do programa. A escola inteira se uniu e virou uma grande feira de Ciências", contou ela à imprensa na ocasião da visita da secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, e da secretária de Educação Básica do MEC, Maria Pilar Lacerda, à escola no dia 2 de agosto. "Além disso, é importante ressaltar que o nosso bom desempenho também é consequência do comprometimento da equipe de professores, funcionários e dos pais e responsáveis”, disse, segundo registra o site da Secretaria Municipal da Educação.

A secretária Cláudia Costin reforçou a importância desse comprometimento e lembrou que o Ciep Primeiro de Maio deu um salto muito grande na qualidade da Educação. O Ideb da unidade era de 4,2 em 2007 e passou a 5,9 em 2009. A média da União Européia é 6. "Esses resultados mostram que a escola está realmente ensinando e os alunos, aprendendo, mesmo em áreas conflagradas”, afirmou ela à imprensa.

Iniciado em agosto de 2009, o programa Escolas do Amanhã abrange 150 escolas em áreas de risco e outras dez com alto desempenho, oferecendo educação em tempo integral e metodologias diferenciadas, entre as quais se destaca o CTC. Batizado ali como Cientistas do Amanhã, o programa da Sangari é considerado um recurso estratégico para engajar professores e alunos no processo de aprendizado, e tem efeitos imediatos na redução da evasão escolar.

As aulas são muito práticas, já que as salas são transformadas em pequenos laboratórios científicos, onde professores e alunos vão fazer experimentos, registrar e analisar suas dúvidas e conclusões. No programa, o estudante é estimulado a desenvolver senso crítico, raciocínio lógico, observação, análise, investigação, comunicação, abstração, autoconfiança, capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisões, entre outras habilidades.

LEIA MAIS:
Escolas com metodologia Sangari despertam interesse da criança, diz Claudia Costin
O que é o CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade

Exposição Einstein apresenta palestra 1905: Annus Mirabilis de Albert Einstein

Em paralelo à exposição Einstein e ao Encontro de Educadores também está prevista a palestra “1905: ANNUS MIRABILIS DE ALBERT EINSTEIN”, em 12 de agosto, às 16h, com Antonio Brasil Batista, licenciado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestre em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010).

Batista atualmente é professor da Faculdade do Centro Leste - UCL. Tem experiência no ensino de Física.

Descritivo da palestra: Discutir a imagem de Einstein para a sociedade; contextualizar fatos da vida do cientista com fatos que marcaram o mundo; debater sobre os fatores que envolvem a construção do conhecimento científico, como as crenças do cientista e as influências de contextos sociais, políticos, culturais, religiosos etc.

Palestra: 1905: ANNUS MIRABILIS DE ALBERT EINSTEIN
12/8 – 16h
Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras
Site: http://www.einsteinbrasil.com.br/

10/08/2010

Encontro de Educadores complementa exposição Einstein em Vitória

O Encontro de Educadores é um curso de formação que contribui para um melhor aproveitamento da visita dos estudantes a exposições como Einstein, atualmente em cartaz no Palácio Anchieta, em Vitória, capital do Espírito Santo. O encontro serve como apoio para o desenvolvimento de discussões em sala de aula sobre a vida e a obra de Albert Einstein.

O primeiro encontro será no próximo dia 12, das 13h às 17h, no Palácio Anchieta com o professor Paulo Junior, doutor em Física pelo Institut Henri Poincaré (1970) e professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Paulo Junior tem domínio na área de Física das Partículas Elementares e Campos. Atua principalmente nos temas de Gravitação e de Teoria Multidimensional de Gravitação.

Descritivo do Encontro de Educadores: Em 1905 o jovem físico Albert Einstein publicou quatro trabalhos fundamentais que mudariam os rumos da Física: O Efeito Fotoelétrico, O Movimento Browniano, A Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento e a Relação entre a Inércia de um Corpo e a Energia nele Contido. Em discussão, estarão algumas das implicações desses trabalhos.

Encontro de Educadores
12 de agosto - 13h às 17h
Palácio Anchieta – Pça. João Clímaco, s/n – Cidade Alta
Site: http://www.einsteinbrasil.com.br/