12/08/2010

Programa forma jovens multiplicadores na área de Ciências

Coordenador de P&D da Sangari ministra palestra científica aos estudantes do Instituto Braudel



Revelar novas perspectivas de carreiras científicas aos jovens está entre as propostas do projeto Academia de Ciência, realização do Instituto Fernand Braudel com apoio do Instituto Sangari. A iniciativa possibilita aos estudantes encontros com profissionais da área de Ciência e Tecnologia, visitas a laboratórios, centros de pesquisa, exposições, museus e universidades. No dia 6 de agosto, o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Sangari Brasil, Vinicius Signorelli, ministrou a palestra " Ciência e Sociedade - Introdução ao Pensamento Científico ” para 27 alunos do Academia de Ciência.

O projeto forma jovens multiplicadores para que possam dar apoio a professores em sala de aula e em atividades experimentais, assim como auxiliar alguns grupos nas atividades do próprio projeto. Os professores que participam da iniciativa também recebem treinamento especial para desenvolver as aulas de Ciência e Tecnologia de maneira mais atrativa e estimular o potencial e a criatividade dos estudantes. Para isso, o projeto conta com a doação de algumas unidades do programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade, que engloba a formação dos professores.

O CTC! é um programa integrado de educação científica que contempla, entre outros aspectos, a capacitação de professores para execução da proposta. Acreditamos que a formação de jovens lideranças, que recebam treinamento específico na área de Ciências e, além disso, desenvolvam conteúdos relacionados à história das Ciências, introdução ao método científico, comunicação e filosofia, possam gerar um impacto interessante ao programa. A horizontalidade da relação aluno-aluno no desenvolvimento do conhecimento não é excludente, mas sim complementar da ação pedagógica e da intervenção do professor no processo”, afirma Ricardo Pasin Caparrós, professor e coordenador geral do projeto.

O Academia de Ciência é voltado para estudantes do 8ª ano e do Ensino Médio e está presente em escolas da rede pública de São Bernardo do Campo, São Paulo e Guaratinguetá. Mais de 1.000 jovens já ampliaram seu universo cultural e são capazes de decifrar o mundo por meio de uma visão crítica e reflexiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário