18/08/2010

Vice-presidente da Sangari Brasil recebe condecoração argentina

Medalha do Bicentenário de Buenos Aires marca contribuições de Jorge Werthein à Educação

“Essas são algumas das pessoas e instituições que contribuíram – e continuam contribuindo – para tornar melhores nossas vidas”. Assim são definidos aqueles que recebem a condecoração que será entregue no dia 20 de agosto a Jorge Werthein, vice-presidente da Sangari Brasil e presidente da Sangari Argentina. Ele receberá a Medalha do Bicentenário, que marca os 200 anos da cidade de Buenos Aires e homenageia personalidades que merecem "reconhecimento, destaque e agradecimento". A cerimônia será no Consulado Geral do Rio de Janeiro.

Werthein se destaca por sua longa trajetória de trabalho pela melhoria da qualidade na Educação. Foi representante da Unesco no Brasil por dois mandatos seguidos, de 1996 a 2005, período em que ajudou a articular os movimentos da sociedade civil que hoje se unem pela Educação. Foi também chefe do escritório da Unesco em Nova York, de 1994 a 1996, e atuou em diversos organismos internacionais, antes de chegar à Sangari, em 2009.

Nascido na Argentina, Werthein mudou-se para o Brasil em 1977. Casado com uma brasileira, seus filhos e netos são brasileiros. É doutor em Educação pela Stanford University. Ele receberá a medalha das mãos do ministro da Cultura de Buenos Aires, Hernán Lombardi, que vai condecorar também a psicóloga argentina Carmen Lent.

A homenagem com a Medalha do Bicentenário é parte do programa Portas do Bicentenário, da Administração da Cidade de Buenos Aires, e está destinada a 200 pessoas que fizeram grandes contribuições. Essas pessoas, dizem os organizadores do programa, "são faróis, mas também são o espelho onde podemos nos ver refletidos porque reconhecemos o melhor nós mesmos neles”.

O ministro Lombardi condecorou personalidades em diversas cidades. Em Paris foram homenageados os artistas plásticos Antonio Seguí e Julio Le Parc, entre outros; em Madri, o ator Miguel Angel Solá e os ex-jogadores de futebol e ex-treinadores Alfredo Di Stéfano e Jorge Valdano. Ainda na Espanha foram agraciados a atriz e cantora Elena Roger, o bailarino Iñaki Urlezaga, o jornalista Hernán Casciari e, por sua trajetória, a atriz e cantora espanhola Nati Mistral.

A primeira medalha foi entregue em 30 de agosto a Joaquín Salvador Lavado, o Quino, criador da Mafalda, a famosa personagem de quadrinhos. A primeira instituição a recebê-la foi o Hospital Infantil Pedro de Elizalde.

As medalhas foram desenhadas pelo artista Antonio Pujía, e os textos gravados são "Cidade de Buenos Aires" e "Em União e Liberdade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário