16/08/2010

Educadores da Sangari debatem ensino de Ciências nas escolas particulares


A equipe de tutores da Sangari Brasil dedicada às escolas particulares conheceu em detalhes as novas unidades do CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade e está pronta para um segundo semestre de atividades intensas nas diversas regiões do País. Reunidos em São Paulo com a equipe de formação, composta por biólogos, especialistas em educação e em formação de professores, os tutores puderam trocar experiências e tirar suas dúvidas sobre o programa.

O encontro, realizado nos dias 22 e 23 de julho, serviu também para uma maior integração das equipes e abordou questões como as particularidades de implementação do CTC na rede privada, os avanços obtidos entre 2009 e 2010, desafios e dificuldades encontradas ao longo do ano letivo e a importância dos instrumentos de trabalho utilizados.

Os tutores ficaram empolgados. Vinicius Signorelli, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Sangari Brasil, fez uma palestra sobre a importância do ensino de Ciências e da metodologia investigativa. Mário Domingos, Fabio Vitta, Márcio Cottomacci e Teresinha Figueiredo apresentaram as três novas unidades temáticas do CTC: Animais, Vida dos Animais e Ambiente e Vida.

"A contribuição dos pesquisadores da Sangari colabora com o repertório teórico dos tutores sobre as novas unidades CTC. Graças à colaboração de todos, tivemos dois dias muito intensos e produtivos. Além do fortalecimento da equipe, esse encontro permitiu a troca de experiências entre os profissionais, esclarecimentos sobre as ferramentas de trabalho e possíveis ações pedagógicas nas escolas", analisa Mariana Mieko Sakamoto, coordenadora de Implementação.

Veja alguns comentários dos tutores:

"Tudo isso é bastante empolgante e motivador, além de instrumentalizar amplamente a todos nós enquanto profissionais (representantes da Sangari e responsáveis pela contínua implementação de sucesso do CTC) nas mais diversas condições que encontramos nas escolas" - Mauro Bigatto.

"A apresentação do Vinícius me permitiu compreender ainda mais as concepções pedagógicas do CTC, e perceber a magnitude da mudança de uma concepção tradicional/tecnicista para a metodologia da investigação" - Marcelo Del Bel.

"Ao assistir as propostas das unidades Vida dos animais e Ambiente e Vida, pude entender melhor o processo de concepção de uma unidade, bem como a intencionalidade ao organizar os conteúdos de uma temática pela equipe" - Jorge Correia.

CTC nas melhores escolas particulares do Brasil

A metodologia de ensino de Ciências da Sangari Brasil está nas melhores escolas particulares do País, as chamadas escolas de elite. Desde a criação do programa, mais de 109 mil alunos de redes privadas já estudaram Ciências com o CTC, e hoje cerca de 40 mil estudantes são beneficiados em mais de 160 instituições particulares de ensino em todo o Brasil.

São escolas com elevado grau de exigência quanto ao aprendizado de seus alunos. Ou seja, são parceiros de alto nível, que escolhem o CTC e consolidam a marca Sangari como referência no mercado. Entre estes parceiros estão:

Rede Magnum, em Minas Gerais
Colégio Sidarta, em São Paulo
Rede Darwin, no Espírito Santo
Colégio Renascença, em São Paulo
Colégio Bialik, em São Paulo
Colégio Cidade Viva, na Paraíba
Colégio Monteiro Lobato, no Espírito Santo
Colégio Gurilândia, em Salvador

Até hoje, o CTC já beneficiou 674 mil estudantes no Brasil, tanto na rede pública quanto na particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário