11/08/2010

Metodologia da Sangari ajuda a melhorar Ideb em escola do Rio de Janeiro

por Luciano Milhomem
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Diretora relata o forte envolvimento dos alunos: “É emocionante ver o quanto eles gostam do programa"

O programa Cientistas do Amanhã, nome que a metodologia CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade recebeu no Rio de Janeiro, contribuiu para um melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No Ciep Primeiro de Maio, com 578 alunos da Educação Infantil ao 5º ano, a diretora Suely Gaspar considera o programa um dos principais fatores que levaram a escola de Santa Cruz a conquistar o 3º lugar no ranking do Ideb entre as Escolas do Amanhã. A nota ali foi de 5,9.

Suely afirmou que o programa da Sangari dá mais motivação aos alunos para participar das aulas. “É emocionante ver o quanto eles gostam do programa. A escola inteira se uniu e virou uma grande feira de Ciências", contou ela à imprensa na ocasião da visita da secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, e da secretária de Educação Básica do MEC, Maria Pilar Lacerda, à escola no dia 2 de agosto. "Além disso, é importante ressaltar que o nosso bom desempenho também é consequência do comprometimento da equipe de professores, funcionários e dos pais e responsáveis”, disse, segundo registra o site da Secretaria Municipal da Educação.

A secretária Cláudia Costin reforçou a importância desse comprometimento e lembrou que o Ciep Primeiro de Maio deu um salto muito grande na qualidade da Educação. O Ideb da unidade era de 4,2 em 2007 e passou a 5,9 em 2009. A média da União Européia é 6. "Esses resultados mostram que a escola está realmente ensinando e os alunos, aprendendo, mesmo em áreas conflagradas”, afirmou ela à imprensa.

Iniciado em agosto de 2009, o programa Escolas do Amanhã abrange 150 escolas em áreas de risco e outras dez com alto desempenho, oferecendo educação em tempo integral e metodologias diferenciadas, entre as quais se destaca o CTC. Batizado ali como Cientistas do Amanhã, o programa da Sangari é considerado um recurso estratégico para engajar professores e alunos no processo de aprendizado, e tem efeitos imediatos na redução da evasão escolar.

As aulas são muito práticas, já que as salas são transformadas em pequenos laboratórios científicos, onde professores e alunos vão fazer experimentos, registrar e analisar suas dúvidas e conclusões. No programa, o estudante é estimulado a desenvolver senso crítico, raciocínio lógico, observação, análise, investigação, comunicação, abstração, autoconfiança, capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisões, entre outras habilidades.

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