26/08/2010

Rap com Ciência: há 1 ano, escolas do DF viravam palco para novo aprendizado


Projeto gerou cerca de 400 canções e ganhou destaque na mídia; alunos usaram conhecimentos obtidos com uso da metodologia da Sangari

“ Este é o dia mais especial na minha carreira de 20 anos no rap brasileiro", disse o rapper Japão, conhecido líder do grupo Viela 17, ao lembrar a efervescência nas escolas públicas do Distrito Federal em agosto de 2009, quando começou o projeto Rap com Ciência . Para ele, está se completando agora um ano de contribuição ao cenário do rap nacional e à própria Educação, porque a iniciativa demonstrou como a arte das ruas pode ser acolhida pela escola e se transformar num combustível para o aprendizado de conteúdos antes tidos como "chatos".

O projeto é resultado de uma parceria entre a Sangari Brasil, a Secretaria de Educação do Distrito Federal e os rappers Japão e Paulo Henrique Lira de Jesus. Foi desenvolvido em 15 escolas públicas do DF, onde a metodologia de ensino de Ciências da Sangari já trazia inovações e abria espaço para mais ousadia em busca do aprendizado crítico e criativo.

“Hoje, logo cedo, me veio à cabeça como o tempo é rei. Faz exatamente um ano que o projeto Rap com Ciência teve seu início e me recordo de vários momentos, como o das crianças envolvidas no processo, nas oficinas e o contato com crianças de várias satélites”, diz Japão. “ Este é o dia mais especial na minha carreira de 20 anos no rap brasileiro."

Com o Rap com Ciência, os estudantes do programa Ciência em Foco foram estimulados a compor letras de rap que combinassem o que aprendiam nas aulas de Ciência com temas que envolviam o seu dia a dia. Cerca de 400 canções foram compostas pelos estudantes e, desse total, 16 canções foram selecionadas para entrar no CD Rap com Ciência .
O objetivo do projeto foi aproximar os alunos da escola, desenvolver trabalhos em grupo, melhorar o auto-estima e criatividade deles e, acima de tudo, incentivá-los a pensar sobre a vida e futuro.O Rap com Ciência teve grande repercussão na mídia nacional. Desde o lançamento, o CD esteve no ar em diversas rádios como Cultura, Transamérica, Jovem Pan e Transamérica de Brasília, além de receber menção em sites e programas de TV de todo o país.

“É um dia muito especial e espero que tudo o que este projeto proporcionou para cada criança sirva de estímulo para uma vida toda, afinal, não é todo dia que crianças entre 7 e 14 anos gravam um CD com uma tiragem de 10 mil”, diz Japão.

Os pequenos rappers fizeram apresentações em exposições, workshops e até na comemoração dos 50 anos de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. “Foi histórico para o rap brasileiro e para as crianças, pois foi o primeiro espetáculo e eles se apresentaram para mais de 1,3 milhão de pessoas ”, conta Japão. "Valeu o esforço de cada um da minha equipe, do apoio incondicional da Sangari Brasil e da Secretaria de Educação do Distrito Federal, além das DREs."
Assista ao vídeo clipe "Se liga ai!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário