26/08/2010

12ª Reunião Bienal da Red-POP: A profissionalização do trabalho de divulgação científica

Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, a Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe de 1 de setembro até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.

Serão aceitos tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

Dentro dos eixos temáticos, os interessados deverão adequar os trabalhos às modalidades: Comunicação Oral (15 minutos); Pôster Digital (4 minutos), Oficinas práticas (2 horas) e Mini-cursos (3 horas). Paralelamente às apresentações, haverá conferências plenárias, concursos, prêmios e visitas técnicas a centros e museus de ciências. A Red-POP editará um Caderno de Resumos, que será entregue durante o encontro. Ao final da programação, os participantes também receberão um livro eletrônico com os Anais do Congresso.

As inscrições para participar da 12ª Reunião Bienal já estão abertas e acontecem até o dia 15 de janeiro de 2011. Membros da Red-POP pagam 105 dólares, não-membros, 155, e estudantes, 22. Após essa data, os valores sofrerão reajustes.

Sobre a Red-POP

A Red-POP é uma rede interativa que reúne instituições e programas de popularização da ciência e tecnologia na América Latina e no Caribe. A rede opera através de mecanismos regionais de cooperação, promovendo o intercâmbio, a formação e a utilização de recursos entre seus membros. Atualmente, a instituição possui mais de 70 membros, em 12 países da região.

A 12ª Reunião é destinada a profissionais e pesquisadores acadêmicos, atuantes em divulgação e popularização científica. O objetivo é propiciar a troca de experiências e de resultados práticos entre os participantes. Além de divulgar pesquisas relevantes do setor, propor reflexões e inovações, e expor problemáticas relacionadas à área.

Fonte: Museu Exploratório de Ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário