29/11/2010

Na mídia de Sorocaba, especialista da Sangari alerta para apagão de mão-de-obra qualificada

Vinícius Signorelli explica importância da educação em Ciências para o desenvolvimento do polo tecnológico da cidade

A mídia de Sorocaba deu destaque nessa segunda-feira (29/11) ao perigo de um apagão de mão-de-obra qualificada na cidade em um futuro próximo. Sorocaba receberá uma fábrica da montadora japonesa Toyota que será o centro de um polo tecnológico no município, com outras empresas de ponta e faculdades, mas o debate sobre o ensino básico de qualidade para formar os profissionais do futuro está relegado a um segundo plano.

A partir de propostas feitas pela Sangari para ampliar o debate sobre a educação científica de qualidade na região, a rádio Jovem Pan de Sorocaba e o site do Jornal Ipanema encamparam essa causa importante para o futuro do município e abriram espaço para entrevistas com o gerente executivo de Produtos da Sangari, Vinícius Signorelli. Em entrevista com mais de cinco minutos no principal programa de jornalismo da Jovem Pan de Sorocaba, o Jornal da Manhã, Vinícius alertou para o risco iminente de falta de profissionais para o polo usando como exemplo a situação atual de empresas como a Petrobras, que está sofrendo com a falta de pessoal especializado no mercado para preencher milhares de vagas.

“Agora que o Brasil reencontrou o caminho do crescimento, não podemos deixar de vencer o desafio por falta de gente qualificada”, disse Vinícius, que tem mais de 30 anos de experiência em Educação, com trabalhos desenvolvidos para o Ministério da Educação (MEC) e Fundação Roberto Marinho entre outros.

Vinícius defendeu a adoção de políticas de ensino de Ciências em larga escala, em vez de decisões paliativas e de curto alcance. Para o especialista da Sangari, é preciso atingir a todas as crianças, com materiais de alta qualidade em ciência e tecnologia, para que passem a gostar da escola e assim encontrem a vocação.

“Nós temos visto isso em nossa experiência. Quando você começa um ensino de Ciência de qualidade, o aluno começa a se interessar pelo mundo da Ciência e da tecnologia e passa a se dedicar para ser profissional nessa área”, disse Vinícius ao site do Jornal Ipanema. Para ele, no entanto, há um componente essencial a ser perseguido: a rapidez. “Precisamos de gente bem formada no Brasil, e com urgência”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário