30/11/2010

Botucatu comemora melhoria da qualidade de ensino em 2010 usando o método da Sangari

Cumprindo mais um compromisso assumido com a população, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, dará início no próximo sábado [27], a entrega de uniformes escolares para os cerca de 14 mil alunos atendidos pela rede municipal de ensino. Uma verdadeira “maratona” está programada para os próximos dias, contemplando creches e escolas em todas as regiões da cidade [ver programação abaixo].

A iniciativa, inédita em Botucatu, custará aos cofres do município cerca de R$ 2 milhões, beneficiando alunos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental [1 e 2], Educação Especial e Ensino de Jovens e Adultos. Cada estudante receberá um kit contendo: 05 camisetas meia manga, 01 camiseta manga longa, 02 bermudas [masculino]/shorts-saia [feminino], 01 conjunto de agasalho [jaqueta e calça], 05 pares de meia e 01 par de tênis.

O fornecimento dos uniformes contemplará primeiro as unidades localizadas no setor leste. Neste sábado, o prefeito João Cury Neto, acompanhado do secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, fará a entrega do material para os pais ou responsáveis de alunos da EMEF Paulo Guimarães, CEI Aida Heloisa Ávila, EMEI Berçário Criança Feliz, CEI Arlette Vilas Boas, CEI José Luiz Amat, EMEF Prof. Martinho Nogueira e CEI Rosemary Cassetari Ribeiro.

“Não imaginava encontrar tantos percalços e que esse processo fosse tão desgastante. Mas nada me faria desistir do sonho de, pela primeira vez, fornecer uniforme de graça para os alunos da nossa rede. Em nenhum momento perdi a confiança e me sentia na obrigação de fazer a entrega ainda esse ano. Peço desculpas aos pais pelo atraso, provocado por contestações de empresas que participaram do processo licitatório e por questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas. E agradeço a confiança da grande maioria em nosso trabalho. A espera vai compensar porque eles terão um benefício que os alunos, no passado, não tiveram. E fizemos questão que a qualidade fosse a mesma oferecida pelas escolas particulares”, relata Minetto.

A ideia de oferecer uniforme aos alunos da rede municipal partiu do prefeito João Cury, ao ouvir relatos de pessoas que falavam em separar a melhor roupa para participar do atendimento ao público que é feito às sextas-feiras na prefeitura. Nas visitas feitas às creches e escolas, o prefeito também se sensibilizou com a situação de muitos alunos carentes, que iam para a aula calçando chinelos e com roupas simples.

“No dia do lançamento da Grande Arrancada da Educação disse que meu grande sonho era oferecer uniforme de graça para todas as crianças, acabando com as comparações e a distinção entre aluno pobre e aluno rico. Esse é um momento de extrema satisfação e alegria para todos nós que acreditamos que a educação é o caminho para construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e acima de tudo, mais cristã”, comenta o prefeito.

Os uniformes serão padronizados para todas as escolas. Portanto, se um aluno for transferido de unidade, continuará usando o mesmo agasalho e/ou camiseta. “Isso traz uma série de vantagens como a igualdade social, a elevação da auto-estima da criança e maior controle de quem entra e sai das escolas”, destaca Minetto.

Para o secretário, o ano de 2010 foi bastante produtivo para a educação já que além da entrega inédita de uniformes também foi possível oferecer apostilas para os alunos, implantar o Projeto Sangari “Ciência para Gente” e desenvolver uma série de outras ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino. “O diferencial é que o dinheiro da educação foi aplicado dentro da sala de aula, capacitando e valorizando os professores, investindo em material escolar e agora entregando uniforme para fechar o ano com chave de ouro. Mas ainda não acabou. Vem muito mais por aí”, garante.

FONTE: Revista Botucatu Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário