15/09/2010

Secretário de Educação analisa eficácia da metodologia Sangari para ensino de Ciências

Eliezer de Santana Santos acompanha atividades de alunos do CTC em Salvador, na busca de soluções inovadoras para escolas de São Francisco do Conde

O secretário de Educação de São Francisco do Conde, Eliezer de Santana Santos, foi conferir como funciona na prática a metodologia de ensino de Ciências da Sangari, o CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade. Buscando soluções inovadoras e eficazes para manter as escolas do município na atual trajetória de melhoria, Santos acompanhou atividades dos alunos do Colégio Miró, em Salvador. Com ele estava Silene de Oliveira Santos, sua esposa, que é coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino da capital baiana.

Eles puderam ver como as crianças participaram do processo de investigação sobre a transformação de materiais, analisando suas propriedades e evidências de reações químicas. Durante a aula, o secretário e a professora observaram as crianças realizando um experimento, a partir de perguntas previamente levantadas, e registrando suas conclusões.

A atividade e a atitude das crianças despertaram especial atenção do secretário. Para ele, a situação criada na sala de aula contribui muito para ampliar as competências de leitura e escrita dos estudantes. A Secretaria da Educação de São Francisco do Conde vem investindo criteriosamente para oferecer às crianças situações que promovam o uso da língua, respeitando sua função social.

O secretário tem tido êxito nos esforços para melhorar o desempenho dos alunos do município. A nota das turmas de 4ª e 8ª séries na rede pública melhorou e alcançou a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, ficando em 3,5. Ou seja, em 2007 e 2008 São Francisco do Conde reverteu a tendência, antes negativa, e deu mais qualidade à Educação de suas crianças.

Após a observação da aula, o secretário e a professora Silene conversaram com a diretora Maria Cândida Muzzio e conheceram mais detalhes do Programa CTC no Colégio Miró. "Ao final do encontro, ficou claro para todos que, quando os aprendizes são expostos a boas situações de ensino e os professores vivenciam processos formativos, as condições de aprendizagem dos alunos se ampliam expressivamente", comentou Maria Cândida.

Esta não é a primeira vez que o Colégio Miró é procurado por gestores da educação pública para mostrar suas boas práticas no ensino de Ciências. Trata-se de uma instituição de referência, comprometida com o esforço pela melhoria da qualidade da educação nas redes públicas e nas escolas particulares.

"Para o Colégio Miró é um prazer abrir as portas da sala de aula para apresentar as experiências exitosas que vem desenvolvendo com o uso do Programa CTC, e dialogar com profissionais de outras instituições que também desejam desenvolver práticas pedagógicas que favoreçam boas situações de aprendizagem", disse Maria Cândida.

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