13/09/2010

NanoAventura apresenta mundo microscópico aos participantes

Física, Biologia, História, Geografia. A Universidade de Portas Abertas ( UPA ), que acontece na Universidade Estadual de Campinas hoje e amanhã (10 e 11/09), dá aos estudantes do ensino médio a oportunidade de observar, de perto, o dia-a-dia dos pesquisadores, o desenvolvimento de estudos e de novas tecnologias na Universidade. Mas para que serve toda essa produção acadêmica? Como a sociedade pode se beneficiar das descobertas científicas?

Nada melhor que a exposição interativa NanoAventura para entender como funciona a nanociência, suas aplicações científicas e tecnológicas. Nesses dois dias de UPA, o Museu Exploratório de Ciências ( MC ) revelará os mistérios do mundo microscópico e de que maneira a sociedade pode ser beneficiada pelas pesquisas desenvolvidas nessa área.
Afinal, o que estuda a nanociência?

Coisas de computador, uma balada, um tipo de ipod. Por aí vai a imaginação de todos os estudantes diante da tenda de 18 metros da NanoAventura. A estudante Stella Fontanello, de 15 anos, do Colégio Piaget de São Paulo, é a que mais consegue se aproximar da resposta: “Nano significa pequeno. A nanociência pesquisa coisas muito pequenas. É uma tecnologia mais avançada”, disse.

Aos poucos, participando de jogos cooperativos que simulam a manipulação de partículas de escala atômica, os estudantes começam a entender a utilidade da nanociência. “Aqui eles podem ter uma noção melhor da aplicação e entender para que servem as pesquisas nessa área”, disse a estudante Tatiane Fernandes, estudante do 4º ano de Biologia, monitora do MC.

A nanociência pode, ainda, ser abordada de diferentes maneiras em sala de aula. Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar o conteúdo também é explorado pelas ciências humanas, como explica o professor de História Gabriel Sordi, da Escola Estadual José Pires Alvim de Atibaia: “podemos falar sobre como as técnicas foram se modificando a partir da Revolução Industrial, por exemplo”.

FONTE: Museu Exploratório de Ciências

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