24/09/2010

Sangari promove curso de formação de 1.300 professores no Rio de Janeiro

"A formação nos dá uma visão global sobre as unidades e as vivências de que precisamos para dar início aos trabalhos", diz professora

A equipe de tutores da Sangari iniciou mais um trabalho de formação de professores das escolas que fazem parte do programa Cientistas do Amanhã, da rede pública do município do Rio de Janeiro. O total estimado de professores participantes é de 1.300. Estão mobilizados 17 tutores sediados na filial do Rio de Janeiro.

A cada início de trimestre é realizado um encontro coletivo com os professores que atuam no programa, para capacitá-los sobre os conteúdos das novas unidades e para aprimorar seus conhecimentos na área de Ciências.

O curso está dividido em dois períodos. O primeiro foi realizado nos dias 22 e 23 de setembro, e o segundo será de 4 a 8 de outubro.

Estão sendo trabalhadas as unidades do terceiro trimestre: Animais, Vida das Plantas, Solo, Tempo e Clima, Ecossistemas, Água, Solo e Rocha, Diversidade das Plantas, Regulação e Reprodução no Organismo Humano e Mecânica. São oferecidas, simultaneamente, oficinas com as unidades temáticas do Programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade, com duração aproximada de quatro horas, nos períodos da manhã e tarde.

"A formação da Sangari é de grande importância na apresentação do tema a ser trabalhado, nos dando uma visão global sobre as unidades e as vivências de que precisamos para dar início a nossos trabalhos. Sem a formação, não teríamos tempo para essa análise do conteúdo a ser aplicado, porque na agitação da sala de aula não seria possível esse primeiro contato", relata a professora Luciana Maria de Lima Santos, da Escola Municipal Paula Brito.

A Sangari, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, vem investindo desde fevereiro deste ano em espaços de formação coletiva para educadores da rede. O programa no Rio atende mais de 100 mil alunos e 2 mil professores, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

"O projeto do Cientistas do Amanhã foi o melhor investimento em educação feito pela Prefeitura do Rio de Janeiro. É um projeto bem estruturado, a logística da Sangari é excelente e, acima de tudo, os temas e materiais das aulas são maravilhosos", afirma Thaís Cuba Cardoso Nunes, coordenadora pedagógica.

Os professores também podem se orientar por meio dos Fóruns Temáticos do "Cientistas do Amanhã", excelente ferramenta de troca de conhecimentos na qual os tutores da Sangari tiram dúvidas dos professores e debatem os conteúdos. (visite o site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário