21/09/2010

Clinton abre encontro anual em NY; sessão especial discute a paz no Oriente Médio

Sessão de abertura define agenda do evento, que inclui discurso de Ben Sangari sobre educação

Bill Clinton abriu em Nova York, na manhã desta terça-feira (21/9), o 6º Encontro Anual da Clinton Global Initiative (CGI) e anunciou que 67 atuais e ex-chefes de Estado, mais de 600 líderes empresariais e mais de 500 líderes de ONGs e organizações filantrópicas participam do evento. Um dos destaques da programação no primeiro dia foi a sessão especial “A Paz e Além da Paz no Oriente Médio”, com a participação do próprio ex-presidente dos Estados Unidos junto com o presidente de Israel, Shimon Peres, o primeiro ministro da Autoridade Nacional Palestina, Salam Fayyad, e o príncipe Salman Bin Hamad Al-Khalifa, do Bahrein.

Nesta quarta-feira, às 17 horas, o presidente da Sangari Brasil, Ben Sangari, fala no grupo de trabalho encontro , que reúne lideranças internacionais para tratar dos grandes desafios globais e de soluções práticas para enfrentá-los. O discurso do empresário marcará a abertura dos trabalhos do grupo de discussão de temas relacionados a ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Ben Sangari tratará de estratégias de desenvolvimento econômico e social que envolvem essas áreas de conhecimento.

Na sessão plenária de abertura, Clinton e quatro panelistas discutiram como empresas, governos, instituições sem fins lucrativos, fundações e outros investidores podem colaborar para empoderar os pobres, melhorar o acesso à educação e ao atendimento em saúde, desenvolver fontes alternativas de energia e criar um meio ambiente mais limpo. Clinton anunciou também 17 novos Compromissos para a Ação, especialmente voltados para prover alívio imediato e soluções de longo prazo a áreas afetadas por desastres no Haiti, na Costa do Golfo e no Paquistão. Desde o devastador terremoto que atingiu o Haiti em janeiro, membros do CGI já fizeram compromissos no valor de US$ 224 milhões para ajudar na reconstrução do país.

Na sessão de abertura também foi definida a agenda de discussões dos próximos dias. O ex-presidente norte-americano apresentou oportunidades para os participantes agirem em benefício de milhões de pessoas em todo o planeta. Ao longo da semana, integrantes da CGI estabelecerão contatos entre si, compartilharão insights e ideias e formarão parcerias que fortalecerão o trabalho deles nos próximos anos.

"Integrantes do CGI vêm de 90 países diferentes, falam muitas línguas, trabalham em todos os setores e abordam problemas de maneira muito particular,” afirmou Clinton. “Mas, juntos, o desejo e a capacidade deles de construir um mundo melhor para nossas crianças e netos têm resultado em 1.946 compromissos, avaliados em US$ 63 bilhões, os quais já melhoraram cerca de 300 milhões de vidas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário