13/09/2010

Mundo Invisível: A história da microscopia & Micrographia: Admirável mundo novo

Exposições revelam o que os olhos não veem, Museu da Vida abre as portas para o mundo microscópico

O que seria da ciência se ela contasse apenas com o alcance da visão humana? Como conheceríamos as células, o DNA, os átomos? Como saberíamos que a Terra é apenas um planeta do sistema solar, que é parte de uma dentre inúmeras galáxias do universo?

Felizmente, o homem não tardou a perceber que a sua visão é muito limitada e tratou de construir instrumentos que lhe permitisse enxergar melhor o mundo a sua volta. Um desses instrumentos é o microscópio. É a ele que o Museu da Vida, centro de ciência interativo da Fiocruz, dedica duas novas exposições: “ Mundo invisível : A história da microscopia” e “ Micrographia : Admirável mundo novo”. Ambas serão inauguradas no dia 17 de setembro.

Partindo do século 17, quando o holandês Antonie van Leeuwenhoek usou pela primeira vez o microscópio para observar seres humanos, Mundo invisível faz um sobrevôo pela história do instrumento que se tornou um dos ícones da ciência. A viagem termina nos dias atuais, marcados por importantes avanços na microscopia.

Todo esse percurso é pontuado por microscópios das mais diversas épocas, com destaque para réplica de um dos primeiros exemplares da história, desenvolvido pelo próprio Leeuwenhoek. A mostra traz ainda imagens ampliadas incríveis de pequenos insetos e micro-organismos que permeiam o nosso cotidiano, mas que não podemos ver a olho nu.

Em Micrographia , a personagem central ainda é o microscópio, mas, desta vez, ele é apresentado pelas lentes do polêmico Robert Hooke, que teve papel fundamental no desenvolvimento da microscopia. Além de demonstrar o poder e a utilidade do instrumento, o cientista britânico foi o primeiro a ensinar como usá-lo.
Nesta exposição, o visitante terá a oportunidade de ver as primeiras observações feitas por Hooke, talentosamente ilustradas pelo cientista e registradas em seu livro Micrographia , de 1665.

“Até o século 17, a percepção que tínhamos de mundo era bem diferente da que temos hoje. Com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do microscópio, abriram-se as portas para que víssemos em universo até então invisível a nossos olhos, muitas vezes bem debaixo de nosso nariz. O objetivo dessas exposições é justamente explorar este admirável mundo invisível”, afirma Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida.

“A pergunta que fica é: que mundos estão bem debaixo de nosso nariz e não conseguimos ainda ver porque não temos as ferramentas que permitem isto?”, ela provoca.


SERVIÇO
Mundo Invisível: A história da microscopia & Micrographia: Admirável mundo novo
Inauguração: 17 de setembro de 2010, às 15h30
Visitação até 30 de novembro : terça a sexta, de 9h às 16h30 (com agendamento); sábado, de 10h às 16h
Local: Sala de exposições & Foyer do Museu da Vida, no campus da Fiocruz (Av. Brasil, 4365, Manguinhos)
Informações: (21) 2590-6747 / recepcaomv@coc.fiocruz.br

Fonte: Museu da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário