02/09/2010

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia abre inscrições para projetos

Alunos do ensino fundamental e médio de todo o Brasil podem participar
A 9ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) já tem data marcada: de 22 a 24 de março de 2011.

O evento expõe trabalhos de estudantes do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, médio e técnico, com participação dos professores orientadores. O objetivo da feira é estimular o desenvolvimento de uma cultura investigativa e empreendedora na rede de educação, dando visibilidade à criatividade e à inovação e incentivando a troca de experiências.

A Febrace apresenta o resultado dos melhores trabalhos científicos e tecnológicos das escolas no campo das Ciências Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Sociais Aplicadas, Agrárias e Humanas, além da Engenharia e suas aplicações. Na edição anterior foram apresentados projetos como o despoluidor de escapamento, alarme anti-febre, robôs feitos de lixo tecnológico, sistema de uso da água do banho na descarga sanitária, lixeira seletiva automatizada, casa ecológica, entre outros.

As inscrições para cadastrar os projetos para a nona edição vão até o dia 12 de novembro. Os projetos podem ser submetidos pelo site da Febrace ou pelos Correios, por meio do formulário impresso.

O evento é promovido anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), e vem ganhando importância no cenário da Ciência e Tecnologia do Brasil. A Sangari Brasil, empresa que atua no segmento do ensino de Ciências, com uma metodologia diferenciada, apoia a Febrace.

Os critérios utilizados pelos 150 professores responsáveis pela seleção são: criatividade e inovação, conhecimento científico do problema, maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto, profundidade da pesquisa e a clareza de apresentação na documentação.Serão selecionados cerca de 280 finalistas para a Mostra de Projetos. Os que mais se destacarem representarão o Brasil na Intel Isef 2011 - International Science and Engineering Fair, considerada a maior feira de ciência e engenharia do mundo para estudantes.

Sucesso nas edições anteriores
Desde 2003 a Febrace é promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O evento tem revelado novos talentos e gerado oportunidades.A 8ª edição, promovida em março de 2010, teve a participação de 280 finalistas de 26 Estados brasileiros, que transformaram o conhecimento que adquiriram nas escolas em soluções para problemas do dia-a-dia. O evento recebeu cerca de 12 mil visitantes.

Os finalistas receberam medalhas, troféus, certificados, equipamentos, bolsas de estudo, estágios, e prêmios concedidos com o apoio de parceiros. A Sangari Brasil premiou três finalistas com microscópios.Os mais destacados participaram da Intel Isef 2010 e levaram 19 prêmios e duas menções honrosas. A delegação brasileira ficou em 3º lugar na classificação final do evento nos Estados Unidos, que teve a participação de representantes de 50 países.

COMO PARTICIPAR:
1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver.
2. Obtenha um caderno para servir de Diário de Bordo.
3. Registre todas as suas idéias e reflexões iniciais no seu Diário de Bordo.
4. Pesquise em livros e na Internet o que já se sabe sobre o assunto, sempre registrando as principais informações e de onde as extraiu.
5. Reduza o tema a um problema específico. Pense em um único problema que seu projeto colaborará para compreensão ou solução.
6. Discuta o projeto com seus pais ou responsáveis, com seus professores e seu orientador. Veja com eles se há alguma regra especial que se aplica ao seu projeto. Confira as Regras de Segurança antes de iniciar seu projeto ou qualquer experimento relacionado a ele.
7. Junto com eles elabore um planejamento detalhado das atividades do projeto seguindo a descrição de Metodologia Científica ou de Metodologia de Engenharia. Prepare um Plano de Pesquisa, contendo o problema estudado, hipóteses do problema, descrição do projeto e bibliografia básica utilizada.
8. Comece seu projeto seguindo o planejamento.
9. Ao finalizar o projeto, escreva seu Relatório de Projeto e depois o resumo do projeto.
10. Envie seu projeto à FEBRACE enviando o Plano de Pesquisa, o Relatório de Projeto e o Resumo. Veja "Como Enviar".

Tenda FEBRACE
22 a 24 de Março de 2011
Campus da Universidade de São Paulo - USP
Estacionamento da Escola Politécnica
Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa 3, nº380
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário