21/09/2010

Dia Mundial sem Carro: um compromisso com a saúde do planeta

Vinte e dois de setembro é dia de deixar o carro em casa e utilizar transporte público, tirar a bicicleta do gancho, caminhar ou mesmo pedir carona.

O Dia Mundial sem Carro deste ano prevê, na verdade, a Semana de Mobilidade Sustentável. Quem quiser e puder, deve aderir ao movimento por sete dias consecutivos.

Mais de 150 municípios brasileiros organizarão atividades como palestras, oficinas e passeios ciclísticos. A proposta é refletir e se conscientizar quanto à necessidade de reduzir o uso de transportes particulares e investir mais no transporte público de qualidade, acima de tudo no menos poluente.

Pesquisa divulgada na quinta-feira (16/09) pelo movimento Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope, revela que 96% das pessoas na cidade de São Paulo considera a qualidade do ar “muito ruim”. Apresentada na Câmara Municipal de São Paulo, a pesquisa revela que o tempo médio de percurso para um motorista realizar suas atividades diárias é de duas horas e 42 minutos.

O pesquisador José Domingos Vasconcelos, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sangari Brasil, observa que o biocombustível liberado na atmosfera fica no interior da terra por milhões de anos, aumentando o efeito estufa. "Por isso, é preciso usar mais combustíveis renováveis, como o etanol, em vez da gasolina, utilizando carros flex, que oferecem a possibilidade de escolher o combustível, álcool ou gasolina”.

Ainda segundo o pesquisador, para que ocorra a redução da poluição e do trânsito, é preciso “usar menos transporte individual e exigir uma política pública que dê ênfase à questão coletiva e privilegie o transporte público”.

Programação na cidade de São Paulo: http://nossasaopaulo.org.br/portal/node/12505

Nenhum comentário:

Postar um comentário