"Uma das necessidades urgentes para a sustentabilidade da vida no planeta hoje é ampliar o acesso ao conhecimento, é dar instrumentos ao cidadão de todos os níveis sociais e econômicos para compreender os grandes riscos e oportunidades do século 21, e o segmento STEM é uma espécie de 'tronco' desenvolvedor desse processo", diz o empresário, que é físico nuclear. "Quem atua nesse segmento precisa trabalhar para popularizar a cultura científica, desde a infância, para fomentar uma visão crítica, analítica, cuidadosa e responsável sobre temas que vão desde o aquecimento global e a engenharia genética até o combate efetivo à pobreza e as demandas da economia do conhecimento."
Entre os participantes da Clinton Global Initiative deste ano estão Melinda Gates, co-diretora da Fundação Bill & Melinda Gates, Jan Balkenende, primeiro-ministro da Holanda, Ehud Barak, ministro da Defesa de Israel, Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega, Jack Dorsey, executivo-chefe, co-fundador e presidente do Twitter e Judith Rodin, presidente da Fundação Rockefeller. Pela Sangari participarão, além de Ben Sangari, fundador e presidente da Sangari Brasil, Jorge Werthein, vice da Sangari Brasil e presidente da Sangari Argentina, e Chris Cerf, presidente da Sangari USA.
Espaço e reconhecimento
“Em um encontro com tantos e tão importantes representantes de governos, empresas e organizações não governamentais de todo o planeta, ter espaço para falar sobre construção da capacidade produtiva só poderia me encher de honra e de alegria”, observa Ben Sangari, idealizador do Programa CTC! – Ciência e Tecnologia com Criatividade, método inovador de ensino e aprendizagem de Ciências, destinado a estudantes do nível fundamental. Atualmente, o CTC beneficia mais de 500 mil alunos de escolas públicas e particulares no Brasil e na Argentina.
A educação será tema de debate, entre outras questões contemporâneas, em grupos formados não só para discutir, mas também para propor soluções práticas, de rápida implementação.
Lançada em 2005 pelo ex-presidente Bill Clinton, a Clinton Global Initiative (CGI) tem o propósito de transformar ideais em ações e ajudar o mundo a avançar colaborativamente para além da globalização econômica. Com a CGI, o líder norte-americano quer integrar a comunidade internacional, de forma que sejam compartilhados benefícios, responsabilidades e valores. Ao reunir líderes de diferentes origens e formações, a CGI canaliza capacidades de indivíduos e organizações, que têm a oportunidade de formular soluções de parceria, desburocratizadas e rápidas, para questões globais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário