13/07/2010

Escolas com metodologia Sangari despertam interesse da criança, diz Claudia Costin

A secretária municipal de Educação do Rio elogia o programa em entrevista à revista Época

"Assim que assumi, mapeamos os resultados escolares, e era claro que nessas áreas o desempenho era menor e a evasão escolar ruim. Professores não iam com medo de tiroteios e ataques. Em agosto de 2009, começamos a oferta de ensino em tempo integral, introduzimos um programa de ciências prático, para que a criança se interesse em ir à escola, e contratamos mães voluntárias que buscam crianças em suas casas". O relato faz parte de entrevista da secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, à mais recente edição da revista Época.
Na entrevista, Costin destaca os resultados da mudança de rumo na política educacional carioca.

Para Costin, ex-ministra da Administração Federal e Reforma de Estado e ex-secretária de Cultura do Estado de São Paulo, parte do segredo para se obter melhores resultados na educação pública está na aposta que faz nos professores. "Prédio não educa. Quem educa é gente", sentencia. Daí a decisão da Prefeitura do Rio de introduzir programas educacionais com novas metodologias para que os educadores possam oferecer ensino melhor e diferenciado a estudantes de baixo desempenho em áreas de risco.

Disposta a enfrentar os desafios da educação carioca, Claudia Costin adotou o programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade, que recebe, na cidade, o nome de Cientistas do Amanhã e atende a 150 escolas, localizadas em áreas de risco, chamadas “Escolas do Amanhã”.

Clique aqui, para ler a entrevista na íntegra.

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