19/07/2010
Especialistas da Sangari ajudam professores a acompanhar principais novidades da Ciência
Seção Telescópio seleciona os fatos que o professor pode utilizar para enriquecer sua aula e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo; o conteúdo está nos sites que a Sangari dedica a cada rede de escolas
A equipe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Sangari iniciou mais uma ação de apoio ao professor, monitorando, selecionando e indicando os principais fatos do noticiário de Ciências. Agora, o professor encontra no site dedicado ao seu programa a seção Telescópio, com notas curtas e didáticas sobre descobertas e avanços científicos que se relacionam com as aulas de Ciências e que podem contribuir com o processo de aprendizagem.
"Os professores estão sempre preocupados com a ideia de relacionar o que se aprende na escola com a vida fora dela. Essas relações podem ser mais frequentes e aprofundadas quando os professores têm acesso a um conjunto de informações pré selecionadas e que os auxiliam na preparação e desenvolvimento de suas aulas", explica o físico Vinícius Signorelli, coordenador geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Sangari. "Com a expansão da divulgação científica na internet, várias instituições em todo o mundo têm publicado suas produções em sites, com a preocupação de divulgar esse conhecimento ao público de não-cientistas. Nasa, o satélite Hubble, Fapesp, revista Ciência Hoje são alguns exemplos de instituições que mantêm sites de divulgação. Temas como genômica, astrofísica, ecologia, evolução, energia e meio ambiente estão na ordem do dia e tratam de assuntos diretamente relacionados com decisões importantes para a sociedade brasileira e mesmo para todo mundo."
Como a rotina do professor é puxada e as novidades nos campos da Ciência e da Tecnologia são constantes, o trabalho dos especialistas da Sangari vai ajudá-lo a poupar o tempo e a focar sua atenção nas informações mais importantes para fortalecer o processo de aprendizagem. Vai também servir como fonte para discussões e atividades com os alunos nas aulas do CTC.
Uma das notas já disponíveis no Telescópio, por exemplo, trata de um tema instigante para os alunos: afinal, o "hobbit" da Ilha das Flores está ou não na árvore genealógica do Homo sapiens ? O biólogo e pesquisador Fábio Vitta, coordenador de unidade, informa que uma recente pesquisa derruba argumentos que questionavam a classificação do hominídeo da Indonésia, e mantém o "hobbit" como pertencente ao gênero dos humanos.
Os alunos que estudam por meio da metodologia da Sangari desenvolvem espírito investigativo, e seu interesse pelo conhecimento cresce na medida em que eles se tornam alunos interessados no mundo da Ciência e suas implicações cotidianas. O professor precisa estar bem informado para trabalhar com estes pequenos pesquisadores, que sempre trazem questões atuais para discutir na sala de aula. Estar bem informado é também uma ótima condição para provocar a turma com temas que despertam o interesse, a curiosidade, a vontade de conhecer.
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