06/07/2010

Exposição Internacional Einstein será aberta ao público na quarta-feira (07)


O Espírito Santo receberá, a partir desta quarta-feira (07), a Exposição Internacional Einstein, que ficará no Palácio Anchieta, em Vitória, até o dia 03 de outubro. Os interessados em conhecer a trajetória de um dos maiores gênios do século XX poderão visitar a exposição das 8 às 18 horas, de terça a sexta-feira, e das 10 às 18 horas aos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita.

A exposição vai contar com diversas seções interativas, obras de arte realizadas por diversos artistas brasileiros sobre o cientista, além de objetos pessoais de Einstein, como cartas, boletim escolar e peças de vestuário usadas por ele em sua visita ao Brasil, em 1925. Também serão realizadas oficinas, palestras e apresentações culturais.

Na assinatura do contrato da Exposição, realizada no último dia 18, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, lembrou que essas iniciativas motivam bastante os alunos. "Nós vemos nas escolas a repercussão das exposições, como, por exemplo, a de Darwin e a de Michelangelo. Diante de uma oportunidade como essa, nossos alunos e professores não só visitam a exposição, mas também produzem sobre o tema. Nessa específica, a Ciência será o elemento motivador. Precisamos desmistificar a Ciência para os nossos estudantes e exposições como a de Einstein nos ajudam nesse processo."

Para o presidente do Instituto Sangari, Ben Sangari, a exposição contribui para desenvolver as competências necessárias para o século XXI. "O conhecimento científico deve ser o centro do nosso plano educacional no século atual. Quando inserimos a ciência na vida de nossos jovens de uma forma interessante, os motivamos a desenvolver capacidades que serão essenciais para esse século, como a competência analítica e o senso crítico", ressaltou o presidente.

Segundo o consultor científico da exposição, professor Alfredo Tolmasquim, quem for conferir de perto a exposição vai conhecer, além dos feitos científicos, um pouco da vida de Albert Einstein. "A exposição destaca um Einstein, sobretudo, humano. Um cientista que soube compreender a dimensão social da Ciência. Einstein não se preocupava só com a Ciência, mas com questões como o pacifismo e a política. Ele soube sair de seu gabinete", salientou o consultor.

A expectativa da organização é receber no Espírito Santo um público de 90 mil pessoas. A Exposição Internacional Einstein já foi vista por mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. A versão brasileira foi inaugurada em 2008 e já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário