06/07/2010

Homenagem a Alfred Wallace no Museu da Vida

Reúne atores e diretores brasileiros e britânicos

Atores e diretores brasileiros e britânicos agitam, com entrada gratuita, o palco do Museu da Vida no próximo dia 20 de julho. Os artistas da companhia Theatr na n'Óg, sediada no País de Gales, estarão no Rio para apresentar o espetáculo “You Should Ask Wallace”, sobre o naturalista Alfred Wallace, que propôs, simultaneamente a Charles Darwin, a teoria da evolução por seleção natural.

A dramaturga e diretora Geinor Styles estará presente ao evento, que apresenta um monólogo, interpretado por Ioan Hefin, baseado na autobiografia My Life, obra que narra o caráter inspirador de Wallace e que o levou a conceber a ideia da evolução. Logo após a encenação dessa versão original, a peça será apresentada pelo ator Gustavo Ottoni, que interpreta, dirige e fez a adaptação – com Wanda Hamilton, coordenadora do grupo Ciência em Cena, do Museu da Vida - o espetáculo “Pergunte a Wallace”.

O evento será apresentado das 13h30 às 17 horas, na Tenda da Ciência do Museu da Vida - Av. Brasil, 4365 – campus da Fiocruz, em Manguinhos. Ao fim das duas encenações, o ator e cenógrafo Carlos Palma, diretor do Núcleo Arte Ciência no Palco, aborda o tema da aproximação entre teatro e ciência, que abre uma nova possibilidade de percepção do conhecimento por meio de aspectos dramáticos e emotivos.

A versão brasileira da peça incluiu elementos da viagem de Wallace pelo Brasil, onde passou quatro anos, entre 1848 e 1852, e mostra a importância da biodiversidade brasileira para a elaboração de sua teoria. Em expedições no Alto Rio Negro, na Amazônia, o cientista coletou e desenhou 180 espécies de peixes, um terço das quais não era ainda conhecida pela comunidade científica. O encerramento acontece com um debate entre os atores, diretores e a plateia.

Mais informações
Ciência em Cena
– Um dos espaços de visitação do Museu da Vida, o Ciência em Cena estreou suas primeiras atividades em 1997. Em uma tenda com 120 lugares, os visitantes assistem a espetáculos teatrais que inspiram discussões sobre temas científicos, históricos e atuais. O espaço conta também com Laboratórios de Percepção, onde o visitante explora os sentidos e percepções por meio de painéis interativos, instrumentos ópticos e outros recursos. As atividades abordam conceitos de física e biologia e discutem sua relação com a cultura, as emoções e o processo de aprendizagem.

Peças como “Lição de Botânica”, de Machado de Assis, e “Mistério do Barbeiro”, inspirada na obra de Antônio Carlos Soares sobre o cientista Carlos Chagas, também fazem parte do repertório do grupo.

Para mais informações sobre o Ciência em Cena e sobre a peça “Pergunte a Wallace”, acesse o site do Museu da Vida http://www.museudavida.fiocruz.br/.

Theatr na n'Óg – Sediada no País de Gales (Reino Unido), a companhia foi criada há 25 anos, com a missão de entreter e educar audiências de todas as idades por meio de performances teatrais. Para mais informações sobre a companhia e sobre a peça “You Should Ask Wallace”, acesse o site http://www.theatr-nanog.co.uk/.

Núcleo Arte Ciência no Palco – Desde 1998, o grupo paulista se destaca no cenário brasileiro por montar peças sobre temas ligados à ciência. O repertório do núcleo inclui hoje uma dúzia de peças, destinadas a adultos e ao público infantil, e já foi visto por mais de 600 mil espectadores. Entre os grandes sucessos está o monólogo “Einstein”, de Gabriel Emanuel; “Copenhagen”, de Michael Frayan; e o infantil “DaVinci Pintando o Sete”, de Francisco Alves. Para mais informações sobre o Núcleo Arte Ciência no Palco e as peças de seu repertório, acesse o site http://www.arteciencianopalco.com.br/.

Serviço do evento
Título: You Should Ask Wallace
Data: terça-feira, 20 de julho
Horário: 13:30h às 17h – entrada gratuita.
Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida, campus da Fiocruz.
Endereço: Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos.

FONTE: Assessoria de Imprensa COC / Fiocruz: Haendel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário