Com a presença do especialista em comunicação e educação norte-americano Henry Jenkins, do Massachusets Institute of Technolgy (MIT), o fórum teve início com a discussão do documento base, de autoria da diretora da Sangari Argentina, Inés Dussel, e do sociólogo Luis Alberto Quevedo. O documento destaca o cenário social, cultural e tecnológico regional no qual se desenvolve a integração das TIC nas salas de aula, e levanta os dilemas, debates e propostas que circulam em torno da integração das TIC nas escolas.
Algumas conclusões do documento enfatizam a dimensão cultural dessa mudança tecnológica e na necessidade de repensar o papel das escolas e dos professores nesse contexto. Quanto aos equipamentos, as escolas devem escolher entre programas que têm foco no indivíduo ou programas que buscam utilizar tecnologias enquanto preservam o propósito coletivo das salas de aula, que envolve aprender todos juntos diante da lousa eletrônica. Ainda segundo o documento, o principal problema não está em concentrar nos aspectos tecnológicos ou em adquirir computadores. O desafio está em compreender por que e como é necessário trabalhar com novas tecnologias e, ao mesmo tempo, encarar os problemas que as escolas enfrentam com a integração teconológica.
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