14/06/2010

Jovens cientistas tentam conter vazamento de ‘petróleo’

Evitar o vazamento de petróleo no fundo do mar é a maior dificuldade enfrentada pelos participantes do 4º Grande Desafio, do Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Até o dia 27, estudantes, curiosos e aficionados por ciência de todo o país devem construir e operar um equipamento capaz de simular a extração do óleo nas camadas do pré-sal.

Brincadeira de criança?
Retirar óleo de cozinha de um pote de plástico, no fundo de um aquário, apresenta desafios complexos, assim como, os enfrentados há mais de cinqüenta dias pela petroleira British Petroleum (BP), no Golfo do México. Água no equipamento, ar, sujeira. “Tudo errado, vazou, misturou e não funcionou”, é análise da equipe ‘Wissen’, do Colégio Estrela Sírius de Apiaí, interior de São Paulo, logo após um dia inteiro de testes realizados no Museu.

A equipe organizadora do GD também tem seus desafios. “Estamos quebrando a cabeça para saber como limpar os aquários em caso de vazamento”, explicou Tamara Aluani, do MC. No dia 27, mais de 130 equipes tentarão extrair ‘petróleo’ de quatro grandes aquários. Certamente, alguma ‘plataforma’ apresentará falhas inesperadas, liberando óleo no recipiente.

Recentemente, a BP instalou um funil para conter o vazamento. A Petrobrás, por sua vez, começa a utilizar pipoca para simular manchas do óleo no mar. A equipe do Museu Exploratório tem realizado testes com aspirador de pó. O problema é que a cada limpeza, o aparelho suga mais de 10 litros de água do ‘micro oceano’.

Ainda dá tempo de aceitar o desafio. As inscrições estão disponíveis na página do MC, até domingo, 13 de junho. O preço é de 30 reais para equipes de escolas públicas; 60 para equipes de escolas particulares e 45 para equipes livres. Os grupos devem ter entre dois e seis participantes. Para obter mais informações, basta enviar um e-mail para grandedesafio.museu@gmail.com.
FONTE: Museu Exploratório de Ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário