O professor Vagner Lúcio relata a experiência de ministrar uma das aulas do projeto Cientistas do Amanhã, nome com que o CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade , foi implementado em escolas do Rio de Janeiro.Nesta semana, o professor, juntamente com seus alunos do Ciep Posseiro Mário Vaz, surpreendeu-se com o desafio de descobrir se "É possível haver duas estações na mesma época do ano?"
Os alunos, entusiasmados, leram os textos científicos do CTC e fizeram algumas experiências para compreender a importância do movimento de translação da Terra e as modificações de temperatura de duas estações do ano na mesma época.
O programa Cientistas do Amanhã está motivando quase 100 mil alunos e mais de 2mil professores para o ensino e à aprendizagem de ciências.
O relato do professor:
Nossa aula de hoje começou com um desafio que agitou nossos cientistas do amanhã : "É possível haver duas estações do ano na mesma época do ano?". Até eu fui contagiado pelo desafio...
Muitas hipóteses fervilharam nas mentes dos nossos cientistas, vários palpites pulularam no ambiente conversacional da sala de aula de um para todos, no esforço individual e coletivo para responder, criativamente, mas baseando-se em fatos, à provocação inaugural.
Para isso, revisamos informações de aulas anteriores, fizemos experiências e debates, até que cada um compreendesse a importância do movimento de translação da Terra e das variações de temperatura na existência de duas estações do ano na mesma época.
Em seguida, entramos na unidade 12, para determinar como se elabora um calendário anual, o que foi bem agradável para os alunos, que contaram com as folhas e os textos científicos fornecidos pelo programa.
Lemos, conversamos, refletimos e respondemos às questões propostas, revisitando novamente aulas passadas, compreendendo a história da evolução dos calendários até os dias atuais. Movimentamo-nos, enfim, em torno do universo da leitura e da escrita, para aprender a pensar científica e criativamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário