14/06/2010

Pesquisa aponta carência de material de ciências nas escolas

por Luciano Milhomem
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A pesquisa "Educação Infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa", realizada pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), revela que a educação infantil brasileira merece nota 3,4, em uma escala de 0 a 10. Segundo resultados antecipados com exclusividade pelo jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa avaliou 43 aspectos nas seguintes áreas: espaço e mobiliário (média 3,1); rotinas de cuidado pessoal (4,1); linguagem e raciocínio (3,7); atividades (2.3); interação (5,6); estrutura do programa (2,5) e pais e equipe das escolas (3,6). O aspecto que recebeu a pior nota (1,6) está na área de atividades e avalia a disponibilidade de materiais para aulas de ciências, como coleções de objetos naturais e livros e jogos temáticos.

É justamente nesse aspecto que Sangari Brasil atua com o desenvolvimento de material didático inovador para o ensino e a aprendizagem de ciências. O método CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade, com foco na investigação, inclui a utilização de farto material para experiências científicas por parte dos estudantes, sob a supervisão dos professores, os quais recebem formação continuada e apoio de tutores ao longo de todo o ano letivo. O CTC, presente na rede pública e particular de ensino de diversas cidades brasileiras, tem despertado maior interesse dos estudantes pela área de ciências e empolgado também os professores, que dispõem de aproximadamente 4 mil itens, além de livros, para incrementar suas aulas.

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