
Na ocasião, conhecida como "Grande Dia", os participantes devem provar que suas engenhocas são capazes de retirar petróleo do fundo do mar. Serão quatro aquários de noventa litros para a operação dos equipamentos. Cada equipe terá seis minutos para demonstrar a performance do aparelho, sendo três para montagem e outros três para a operação. Não basta perfurar. É preciso evitar o vazamento do "petróleo" durante a extração. Retirar óleo de cozinha de um pote de plástico, no fundo de um aquário, vai apresentar desafios complexos e situações inesperadas, a exemplo dos acontecimentos enfrentados pela petroleira British Petroleum (BP), no Golfo do México, há mais de dois meses.
As equipes serão premiadas de acordo com as categorias de inscrição: Fundamental I (6º e 7º anos), Fundamental II (8º e 9º anos), Ensino Médio e Categoria Livre. Os grupos serão avaliados pelos critérios: criatividade, apresentação, desempenho e processo de desenvolvimento. As equipes vencedoras recebem certificados de participação e um passeio cultural a Centros e Museus de Ciências, em São Paulo.
Entre os prêmios disputados estão: "Solução mais criativa", "Melhor trabalho em equipe", "Melhor desempenho", "Melhor solução" e "Super Solução". Além de outros, como os divertidos "Caracterização da equipe", "Torcida mais animada" e "Equipe Comunitária". A Organização cogita a volta do divertido prêmio "Fracasso mais espetacular".
Estímulo na reta final
A descoberta de petróleo nos reservatórios de Tupi na Bacia de Santos, divulgada ontem, foi comemorada pelos participantes. Com as descobertas do pré-sal, a busca por soluções inovadoras, tecnologias de exploração e mão-de-obra especializada, deve aumentar.
De acordo com os organizadores, atividades de divulgação científica como o GD, contribuem para a formação de futuros profissionais. Recentemente, o Museu Exploratório foi contemplado pela chamada pública Promopetro, da Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (FINEP). O edital selecionou propostas inovadoras, para despertar vocações nas áreas tecnológicas, abrangidas pelos setores de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica.
Sobre o Museu Exploratório de Ciências e o Grande Desafio
O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP coloca-se como um espaço acessível de convívio social, educação e lazer. Com seus projetos multidisciplinares e interativos atua, sobretudo, na disseminação da cultura científica, estimulando a curiosidade e a construção do pensamento crítico. Seu público-alvo primordial é o infanto-juvenil.
O Grande Desafio é uma atividade da Oficina Desafio, desenvolvida pelo MC Unicamp em parceria com o Instituto Sangari. De forma lúdica e prática, busca incentivar o público estudantil a desdobrar os conhecimentos adquiridos na escola e no dia-a-dia, valorizando o enriquecimento intelectual e humano.
Museu Exploratório de Ciências - 25/06/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário