25/06/2010

Final do 4º Grande Desafio acontece neste domingo, em Campinas

No domingo, 27, cerca de 800 estudantes vão simular a extração de petróleo nas águas ultraprofundas das camadas do pré-sal. A empreitada faz parte da final do 4º Grande Desafio (GD), do Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento é aberto ao público e acontece das 9 às 17h, no Ginásio Multidisciplinar da universidade.

Na ocasião, conhecida como "Grande Dia", os participantes devem provar que suas engenhocas são capazes de retirar petróleo do fundo do mar. Serão quatro aquários de noventa litros para a operação dos equipamentos. Cada equipe terá seis minutos para demonstrar a performance do aparelho, sendo três para montagem e outros três para a operação. Não basta perfurar. É preciso evitar o vazamento do "petróleo" durante a extração. Retirar óleo de cozinha de um pote de plástico, no fundo de um aquário, vai apresentar desafios complexos e situações inesperadas, a exemplo dos acontecimentos enfrentados pela petroleira British Petroleum (BP), no Golfo do México, há mais de dois meses.

As equipes serão premiadas de acordo com as categorias de inscrição: Fundamental I (6º e 7º anos), Fundamental II (8º e 9º anos), Ensino Médio e Categoria Livre. Os grupos serão avaliados pelos critérios: criatividade, apresentação, desempenho e processo de desenvolvimento. As equipes vencedoras recebem certificados de participação e um passeio cultural a Centros e Museus de Ciências, em São Paulo.

Entre os prêmios disputados estão: "Solução mais criativa", "Melhor trabalho em equipe", "Melhor desempenho", "Melhor solução" e "Super Solução". Além de outros, como os divertidos "Caracterização da equipe", "Torcida mais animada" e "Equipe Comunitária". A Organização cogita a volta do divertido prêmio "Fracasso mais espetacular".

Estímulo na reta final

A descoberta de petróleo nos reservatórios de Tupi na Bacia de Santos, divulgada ontem, foi comemorada pelos participantes. Com as descobertas do pré-sal, a busca por soluções inovadoras, tecnologias de exploração e mão-de-obra especializada, deve aumentar.
De acordo com os organizadores, atividades de divulgação científica como o GD, contribuem para a formação de futuros profissionais. Recentemente, o Museu Exploratório foi contemplado pela chamada pública Promopetro, da Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (FINEP). O edital selecionou propostas inovadoras, para despertar vocações nas áreas tecnológicas, abrangidas pelos setores de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica.

Sobre o Museu Exploratório de Ciências e o Grande Desafio

O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP coloca-se como um espaço acessível de convívio social, educação e lazer. Com seus projetos multidisciplinares e interativos atua, sobretudo, na disseminação da cultura científica, estimulando a curiosidade e a construção do pensamento crítico. Seu público-alvo primordial é o infanto-juvenil.

O Grande Desafio é uma atividade da Oficina Desafio, desenvolvida pelo MC Unicamp em parceria com o Instituto Sangari. De forma lúdica e prática, busca incentivar o público estudantil a desdobrar os conhecimentos adquiridos na escola e no dia-a-dia, valorizando o enriquecimento intelectual e humano.

Museu Exploratório de Ciências - 25/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário