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No ano passado, eram só livro e lousa. Hoje, a gente traz a ciência para a sala de aula", diz professora em reportagem sobre programa da Sangari
Em televisão, um minuto é bastante tempo. Em dois minutos, então, pode-se contar uma boa história e, mais que isso, significa que o conteúdo é importante, sobretudo se for jornalístico. Pois, no último dia 20 de maio, a TV Record exibiu matéria de mais de 2 minutos sobre o programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade na rede pública de ensino de Botucatu, cidade do interior paulista a 235 quilômetros da capital.A reportagem foi ao ar no telejornal SP Record, exibido de segunda a sábado a partir das 19h00. Sob a chamada "Aula diferente: ciência na prática", a matéria do repórter Egberto Caliani destacou as vantagens de ensinar e aprender ciências pelo método da investigação. A estudante Verônica Ribeiro de Lima, de 6 anos, relata na entrevista sua experiência com peixes em um aquário que ela e seus colegas montaram durante as aulas.
"Hoje, as crianças procuram aprender vendo, vivenciando, através do concreto. No ano passado, eram só livro e lousa. Hoje, a gente tem a experiência, traz a ciência para a sala de aula", afirma a professora Márcia Ventrela, com a autoridade de 20 anos de magistério. Com ela concorda o secretário municipal de Educação, Narciso Minetto: "Em todos os lugares [onde foi implementado], o projeto diminuiu a taxa de evasão. Passou a ser atrativo. Eu gosto muito que o aluno aprenda na prática, não só na teoria".
Em Botucatu, o CTC recebe o nome de Ciência para Gente. O método beneficia mais de 9 mil alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental. No total, são 258 professores, 12 diretores, 12 vice-diretores e 17 coordenadores de ensino que já estão sendo apoiados e treinados pela equipe de implementação da Sangari.
O Ciência para Gente faz parte do programa A Grande Arrancada da Educação, série de mudanças que devem ser implantadas até 2012, segundo a Secretaria de Educação de Botucatu. "Fizemos várias pesquisas para identificar quais projetos educacionais nos ajudariam a ampliar a qualidade do ensino, a estimular os alunos e a combater a evasão escolar", relata Minetto ao canal de notícias da Sangari. "Gostei do programa de Educação em Ciência desde o primeiro momento, em eventos da área de Educação. Com ele, os alunos podem aprender praticando, fazendo ciências. Isso se chama inovar", acrescenta.
Confira a reportagem: http://migre.me/ROJz
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