16/06/2010

Monitores dedicados ajudam a divulgar a ciência

O envolvimento afetivo de guias e monitores por projetos de divulgação científica, facilita a interação entre público e ciência em museus de ciência. A afirmação faz parte de um estudo desenvolvido por diretores do Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O trabalho participa do XIV Simpósio IOSTE, que acontece na Eslovênia até a sexta-feira, 18.
Ao se envolver com os programas educativos, os monitores conseguem transmitir para o público visitante, conteúdos científicos diversos, independente da área de formação.

O estudo avaliou o trabalho de 60 universitários de 26 cursos de graduação, formados pelo setor educativo do Museu Exploratório entre 2007 e 2009. Eles atuaram como mediadores em diversos programas de divulgação científica como a Oficina Desafio e a NanoAventura. A capacitação permitiu aos estudantes, falar de ciência a um público leigo, ainda que seus cursos de origem não fossem de licenciatura.

A formação valorizou a diversidade dos cursos de origem dos estudantes, aproveitando contribuições das variadas áreas de especialização. “O trabalho em equipe e o caráter multidisciplinar da monitoria foi importante para envolvê-los afetivamente”, disse Fabiana Toledo, Supervisora do Setor Educativo do MC. Segundo ela, os monitores do Museu participaram da formulação de novos programas, o que os aproximou ainda mais da instituição.

A manifestação espontânea dos visitantes sobre o atendimento, o conhecimento, o carinho e alegria dos monitores pelo Museu Exploratório pôde ser evidenciado nos questionários de avaliação realizados pelo MC, ao término das atividades. “Eu acredito no trabalho do Museu. Acredito que é possível despertar o interesse da molecada pela ciência”, disse a estudante de biologia, Cíntia Rizoli, monitora de 2008 a 2010.
FONTE: Museu Exploratório de Ciências

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