08/06/2010

Bill Clinton e Ben Sangari


Por Luciano Milhomem
-
Na Argentina, ex-presidente americano pede mudança de visão e destaca trabalho de Ben Sangari

O ex-presidente norte-americano Bill Clinton convocou autoridades e empresários argentinos a trabalhar juntos pela Educação e pela Ciência, e defendeu mudanças rápidas nas políticas para essas áreas. À frente da Fundação William J. Clinton, de ajuda humanitária, o ex-presidente esteve em Buenos Aires no dia 7 de maio para conferência e reuniões, acompanhado pelo presidente da Sangari Brasil, o físico Ben Sangari, e pela vice-presidente da Sangari USA, Mary Morrison.

Clinton cativou uma platéia de mais de 1.500 pessoas, entre líderes políticos, empresários, jornalistas, servidores públicos e jovens, que se reuniram para ouvir as ideias do ex-presidente sobre a construção de um mundo melhor. Em seu discurso, ele destacou a confiança na Ciência e na Educação para a melhoria da qualidade de vida.

Ele insistiu na importância de mudanças na Educação, para as quais assegurou que é necessário apoiar políticas responsáveis e realizar ações conjuntas entre os setores público e privado. “Converter as boas ideias em ações concretas é possível”, disse, convidando a pensar em maneiras mais justas de convivência entre o ser humano e o planeta.

Clinton alertou que as descobertas científicas e tecnológicas exigem um novo compromisso político e cidadão, para que a humanidade possa continuar apostando na pesquisa e no trabalho orientado a melhorar o meio ambiente e a vida das pessoas.

Antes da conferência, Clinton saudou um pequeno grupo de líderes, entre os quais destacou Ben Sangari. Foi o presidente da Sangari Brasil quem apresentou Clinton a personalidades importantes da área de educação na Argentina, como o senador Daniel Filmus; o secretário de Educação da província de Buenos Aires, Mario Oporto; a secretária de Educação de Tucumán, Silvia Rojkés; o diretor da Unidade de Avaliação da Qualidade da Educação Argentina, Juan Carlos Tedesco; o diretor do Canal Encuentro, Ignacio Hernaiz; e o ministro de Ciência e Tecnologia, Lino Barañao.

A Sangari atua na Argentina desde 2008, quando a sua metodologia de ensino de Ciências começou a ser implementada nas escolas públicas das províncias de Buenos Aires e Tucumán, num programa articulado junto ao Ministério da Educação da Argentina, ministérios de Educação de Buenos Aires e Tucumán, com financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nenhum comentário:

Postar um comentário