29/05/2009

Física para todos

A Estação Ciência da USP dá continuidade ao ciclo de palestras ‘Física para Todos’ no dia 06 de junho com o tema “Nanociência: ondas de matéria e a matéria da onda”. O encontro acontece às 15 horas, no auditório Ernst. W. Hamburger da Estação Ciência. A palestrante será a professora Dra. Helena Maria Petrilli que falará sobre a evolução da física desde 1925 até os dias atuais.

“A introdução da Mecânica Quântica, no início do século XX, acarretou uma grande revolução na Física que teve consequências em praticamente todas as áreas do conhecimento. Impacto especial ocorreu na chamada ‘Física dos Materiais’, que culminou nos dias atuais na nanociência, onde computadores, celulares e todos os dispositivos eletrônicos que utilizamos, funcionam à base de aplicações de fenômenos quânticos numa verdadeira revolução tecnológica”, explica Helena.

As palestras do ‘Física para Todos’ ocorrem mensalmente em parceria com o Instituto de Física da USP. A proposta do projeto é apresentar temas ligados a física de forma simples e acessível, mostrando como a ciência está presente no dia-a-dia. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394 e as inscrições podem ser feitas pelo site do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário