25/02/2011

Estudo do Instituto Sangari vai embasar ações do governo federal na área de segurança

No lançamento do Mapa da Violência 2011, ministro da Justiça elogiou a pesquisa e disse que sem dados não se combate a criminalidade

O vice-presidente da Sangari, Jorge Werthein, defendeu uma ação integrada entre prefeituras, governos e a sociedade civil para um efetivo combate à criminalidade, durante o lançamento do Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, endossou esse compartilhamento das responsabilidades e anunciou medidas de enfrentamento da violência com base no estudo.

O Mapa da Violência 2011 foi feito pelo Instituto Sangari e contou com a parceria do Ministério da Justiça nesta sua 11ª edição, apresentada em Brasília nesta quinta-feira (24/2) pela manhã.
Para Werthein, políticas de enfrentamento do crime não funcionam de forma isolada. "Aprendemos que a violência só pode ser combatida efetivamente quando o governo federal, os governos estaduais e as prefeituras assumem juntas as suas responsabilidades, assim como as organizações da sociedade civil".

“Temos de atuar em conjunto com governadores e prefeitos para responder com superação dos obstáculos. Precisamos de uma política nacional de combate à violência, para que tenhamos resultados melhores no próximo período", concordou Cardozo no auditório lotado durante a cerimônia de apresentação do Mapa.

Segundo o ministro, o Mapa da Violência servirá de embasamento para uma série de ações que ele pretende implementar em sua gestão. “O magnífico trabalho do Instituto Sangari mostra que não podemos ter nos nossos ombros, ou jogar nos ombros dos outros, a responsabilidade pelo enfrentamento da violência. Isso tem de ser compartilhado”, afirmou o ministro.

Cardozo lembrou do valor que a boa informação traz no combate à violência e elogiou o trabalho da Sangari, que ele classificou com sendo de grande valia para o governo. “Sem informação, não tem enfrentamento da violência. Com esses dados, vamos poder, por exemplo, fazer um colóquio em Alagoas (Estado líder do ranking de mortes violentas) com especialistas para buscar soluções e definir políticas”, completou o ministro da Justiça.

Outra medida importante que Cardozo anunciou é a volta das políticas de desarmamento, que tomaram conta da discussão sobre a violência no Brasil a partir de 2003 e que culminaram com o Referendo do Desarmamento. Números do Mapa da Violência mostram que a criminalidade teve queda logo após aquele período, mas ela voltou a subir, o que levou a Cardozo a concluir a favor da retomada das campanhas.

"Se alguém tinha alguma dúvida de que a política de desarmamento tinha resultados, os números mostram isso de forma clara. Isso quebra os argumentos daqueles que acham que armar a população é uma boa política de segurança. É o contrário, é o desarmamento que leva à queda dos índices."

Veja o Mapa da Violência 2011 em www.mapadaviolencia.org.br

SAIBA MAIS:
Instituto Sangari e Ministério da Justiça lançam Mapa da Violência 2011

08/02/2011

Maior jornal de Goiás e Tocantins publica artigo de Jorge Werthein

Vice-presidente da Sangari mostra os avanços e também os desafios que o Brasil precisa enfrentar para evoluir em pesquisa e desenvolvimento

O mais importante jornal de Goiás e Tocantins, O Popular, publicou nesta terça-feira (8) um artigo do vice-presidente da Sangari, Jorge Werthein, sobre os desafios que o Brasil precisa vencer para ser um protagonista global em pesquisa e desenvolvimento.

O Popular tem sede na capital, Goiânia, e é o diário de maior circulação de Goiás. Pertence à Organização Jaime Câmara, principal grupo de comunicação do Estado, responsável pela retransmissão das programações das emissoras de TV e rádio das Organizações Globo. Estes veículos também são os mais influentes dentro do vizinho Estado de Tocantins.

Werthein utilizou informações de renomados especialistas em Educação e de organismos internacionais de estudos para demonstrar que o Brasil vem avançando, inegavelmente, em P&D, sendo responsável inclusive pelo aumento na competitividade global. Ao mesmo tempo, porém, aponta problemas estruturais que impedem um desempenho melhor.

O principal deles, afirma o executivo da Sangari, é a necessidade de melhorar significativamente a qualidade da educação, especificamente na área de ciências, que tem papel-chave em pesquisa e desenvolvimento. Werthein mostra que as metodologias ultrapassadas desestimulam os alunos e dificultam a formação de cientistas.

Leia a íntegra do artigo

03/02/2011

Na Folha, executivo da Sangari e deputado federal apontam caminhos para a Educação

Jorge Werthein e Newton Lima Neto lembram que autoridades conhecem pontos fracos da Educação, mas cobram ações concretas

A Folha de S.Paulo, jornal diário de maior circulação no Brasil, publicou nesta quinta-feira (3) um artigo escrito em parceria por Jorge Werthein, vice-presidente da Sangari, e Newton Lima Neto, deputado federal (PT-SP). Os autores afirmam que o governo atual demonstra conhecimento acerca dos problemas na Educação brasileira, mas mostram que a correção deles precisa se tornar uma prioridade de fato, com ações concretas imediatas.

Werthein e Lima Neto apontam a sintonia existente entre os discursos da presidente Dilma Roussef e dos seus ministros Fernando Haddad e Aloizio Mercadante em relação ao tema da qualidade na Educação. Trata-se de uma bem-vinda consonância das autoridades com o momento histórico em que se valoriza cada vez mais no mundo a chamada sociedade do conhecimento.

Os dois especialistas listam cinco pontos capitais para se vencer os desafios impostos à escola pública brasileira. São pontos em comum tanto nos discursos das autoridades quanto nas análises dos estudiosos do tema mas, segundo os autores, não basta que sejam consensuais. É preciso que sejam colocados em prática.

Leia a íntegra do artigo