25/11/2010

Programa da Sangari é tema de reportagem no argentino La Nación

Principal jornalista especializada em Ciências na Argentina relata o entusiasmo de crianças com o programa CTC em escolas públicas

O programa CTC – Ciência e Tecnologia com Criatividade, da Sangari, foi o personagem principal de uma matéria produzida pela mais conceituada jornalista argentina na área de Ciências, Nora Bär. Em um texto vivo e emocionante, Nora descreveu o fascínio de um grupo de alunos da periferia de Buenos Aires, em plena aula, pelo método criado no Brasil pela Sangari. A reportagem foi publicada no domingo (21/11) no jornal La Nacion , periódico que divide com El Clarín o posto de veículo de comunicação mais influente da Argentina.

Nora é membro da Academia Nacional de Periodismo de la República Argentina e, além de colunista de Ciência e Saúde do La Nación , comanda o programa Eureka! na emissora de rádio FM La Isla. Ela descreveu o programa da Sangari como “mais do que um método, um enfoque integral, que proporciona às escolas desde a formação dos professores até livros e todos os materiais para experimentos”.

Para a jornalista, o CTC ajuda as crianças carentes da escola argentina no estudo de Ciências, mas além disso, auxilia no aprendizado em geral, criando um ambiente pedagógico propício entre alunos de baixa renda. Nora relata em sua experiência na sala de aula que essas crianças carentes esboçam um sorriso ao serem apresentadas à hipótese de se tornarem cientistas no futuro. Para Nora, essa é um dívida social que os argentinos terão de encarar, cedo ou tarde.
Jorge Werthein, vice-presidente da Sangari no Brasil e presidente da Sangari na Argentina, aponta as semelhanças nas reações positivas nas escolas em que o CTC é aplicado, ainda que em cidades tão distantes.
“Impressiona ver como em diferentes contextos em que todas essas crianças estão inseridas, em localidades que sofrem com uma profunda exclusão social, como em Lanús, Brasília, favelas no Rio de Janeiro ou escolas em Tucumán, as reações de entusiasmo são tão similares. A pobreza, a exclusão e a carência gritante de oportunidades nas escolas públicas são uma constante e lamentavelmente muito parecidas em nossa América Latina”, diz Werthein.

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