19/10/2010

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem atividades em todo o Brasil

Eventos buscam principalmente despertar a atenção para a utilização dos recursos naturais e a biodiversidade

“Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010, que até o dia 24/10 contará com nada menos que 11.370 atividades em 342 cidades brasileiras, envolvendo 683 instituições ligadas ao ensino e pesquisa de Ciência e tecnologia. Coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana tem como objetivo divulgar e popularizar a Ciência.

Os eventos deste ano buscam principalmente despertar a atenção para a utilização dos recursos naturais e a biodiversidade. Como 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, o tema central da Semana enfatiza que a Ciência e a tecnologia são a essência para que haja um desenvolvimento com qualidade, compatível com as questões sociais, econômicas e ambientais.

No Estado do Rio de Janeiro, cerca de 30 cidades estão na programação das atividades. A coordenação dos municípios é da Casa da Ciência e do museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Distrito Federal tem cerca de 530 eventos programados.

Em São Paulo, 30 cidades reúnem mais de 500 atividades cadastradas. Em Campinas, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer iniciou a programação com exposições de projetos, pesquisas, palestras, oficinas e eventos culturais. Também ali ocorre a 2ª Mostra de Ciência e Tecnologia da Fundação Fórum Campinas, reunindo 11 instituições de pesquisa.

Em Sergipe, o Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) demonstra como a robótica auxilia no aprendizado de Ciências, estimulando o interesse dos jovens através do futebol com robôs.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 conta com a participação de instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas de todos os níveis, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio a pesquisa, órgãos governamentais, entidades científicas e tecnológicas, cientistas, professores, pesquisadores, estudantes e todos interessados em Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário