02/06/2010

Jovens do mundo inteiro se reúnem em Brasília para discutir o meio ambiente

Com o mote “Vamos cuidar do planeta”, conferência acontece entre 5 e 10 de junho. Jovens do mundo todo devem assumir localmente compromissos globais e contribuir para a construção de sociedades sustentáveis. Essas são palavras de ordem da Conferência Internacional Infanto-juvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que reunirá adolescentes de 12 a 15 anos em Brasília, de 5 a 10 de junho, para discutir os problemas socioambientais globais, com foco nas mudanças climáticas.

A iniciativa do encontro partiu do Ministério da Educação (MEC) e resulta da experiência de três conferências nacionais, chamadas “Vamos cuidar do Brasil”, realizadas entre 2003 e 2009, que envolveram 13 milhões de pessoas em 20 mil escolas de todo o país.

Atividades lúdicas, oficinas, diálogos interculturais e intergeracionais facilitarão o trabalho dos cerca de 600 jovens participantes, que terão de elaborar, juntos, o documento final da conferência: a Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Planeta, na qual assumirão responsabilidades coletivas e ações a ser implementadas local e globalmente.

A conferência internacional é uma ação de educação ambiental de amplo alcance, já que a fase pré-conferência acontece nas escolas e em nível nacional em todos os países participantes, mobilizando estudantes, professores e as comunidades locais. É uma forma também de inserir a temática ambiental no sistema formal de ensino. O encontro “Vamos Cuidar do Planeta” é um projeto que se insere na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) da ONU.

Para mais informações: http://confint2010.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário