14/05/2010

De onde vem a fórmula E=mc² e o paradoxo dos gêmeos

PALESTRA GRATUITA

Takeshi Kodama, especialista em física nuclear, faz palestra sobre as teorias de Einstein no próximo domingo, 16 de maio, na Programação Especial da exposição sobre o gênio.

Albert Einstein (1879 - 1955) impressionou a humanidade por estar séculos a frente de seu tempo com teorias que revolucionaram a física. A famosa equação E=mc² permitiu constatar que massa e energia estão intimamente conectadas, e o “paradoxo dos gêmeos” serviu para explicar que o tempo passa mais lentamente para quem viaja a uma velocidade próxima à da luz comparado com alguém que fica na Terra.


Mas qual é a origem da equação criada por Einstein e o que ela realmente significa? Como é que Einstein mudou a noção de tempo e espaço? Quem vai responder a estas e outras questões é o físico Takeshi Kodama. Com graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Waseda, no Japão, Kodama foi pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e atualmente é professor titular da UFRJ. Suas especialidades são a Física Nuclear Relativística e a Astrofísica Nuclear.

Programação Especial
A palestra do Professor Kodama faz parte da Programação Especial da mostra Einstein, que busca estimular o interesse do público pela temática em cartaz. Todas as exposições organizadas pelo Instituto Sangari têm como diferencial a realização de eventos paralelos que visam à valorização da educação e a disseminação do conhecimento científico por meio da cultura.

Palestra: De onde vem a fórmula E=mc² e o paradoxo dos gêmeos
Onde? Auditório do Museu Histórico Nacional - Pça. Marechal Âncora, s/n° – Centro – Rio de Janeiro(Próximo à Pça. XV).
Quando? Domingo, 16 de maio, às 15h.
Para quem? Professores, estudantes e público em geral

Inscrições: einstein@einsteinbrasil

Foto: Latinstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário