14/05/2010

Lançamento destaca a atualidade de Einstein










Na última quarta-feira, 12 de maio, na Livraria da Travessa do Leblon, no Rio, uma mesa-redonda reuniu os físicos Marcelo Knobel (Unicamp), Marcelo Byrro Ribeiro (UFRJ), e o filósofo Antonio Augusto Passos Videira ( UERJ).

O motivo do encontro foi o lançamento do livro Einstein: muito além da relatividade, obra que é fruto do ciclo de palestras realizado durante a exposição internacional Einstein na temporada de São Paulo, atualmente em cartaz no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Marcelo Knobel, curador científico da exposição e organizador do livro junto com o físico Peter Schulz, foi o mediador da mesa que abordou duas perspectivas distintas. Enquanto Byrro explicou a influência de Einstein na cosmologia, apresentando as questões da curvatura do Universo e a relação espaço-tempo, Videira falou da visão do cientista sobre a educação.


Segundo Videira, as teses de Einstein sobre educação são mais avançadas do que as praticadas no ensino atual. “As pessoas estão preocupadas com diplomas para conseguir bolsas ou um emprego e se acham seres livres. Einstein defendia o oposto: o conhecimento pelo conhecimento, o que foi exatamente o que fez dele um gênio”, disse.

Já Byrro falou, de maneira didática, sobre como Einstein reelaborou o conceito de tempo e as conseqüências disso para a Física: “Einstein colocou o espaço e o tempo no mesmo nível e, com isso, tudo mudou desde a origem até a evolução do universo. Questões que continuam sendo objeto de estudo nos dias de hoje”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário