17/03/2010

Genes em Hollywood: ficção, comédia ou drama?

Veja abaixo depoimento do professor Milton Moraes, adjunto da UERJ, pesquisador associado e coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto sensu de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz, sobre a palestra Genes em Hollywood: Ficção, Comédia e Drama.

"Atualmente vivemos na “era do DNA”, onde a biologia ocupa um papel predominante nas questões relativas a sociedade. Observamos isso, por exemplo, devido a uso corriqueiro na linguagem popular de termos como clonagem, transgênicos, DNA, etc.

As mídias tem dado muito espaço a temas associados a engenharia genética e genômica e esses assuntos são usados como enredo de filmes e séries de televisão.

As abordagens são muitas vezes simplificadas e parciais criando confusão em relação aos temas.A discussão clara de termos, técnicas e teorias utilizadas em genômica são importantes para podermos tomar decisão quanto a utilização social e comercial dessas novas tecnologias.
Afinal, o que pensar da alimentação baseada em transgênicos? Como funcionam os testes genéticos? É fácil e rápido identificar criminosos através dos métodos baseados em DNA?

Portanto, os filmes tornam-se excelentes plataformas para discutir os avanços de engenharia genética e biotecnologia.Neles ciência e ficção se misturam em ambientes agradáveis e histórias reais ou imaginárias possibilitando o entendimento inicial que deve ser utilizado como ponto de partida para discutir realmente o impacto das “tecnologias do DNA” e da “biologia como ideologia”."

Nenhum comentário:

Postar um comentário