30/07/2009

Grandes pais da Ciência

A exposição Grandes Pais da Ciência será inaugurada amanhã, 30 de julho, no Shopping Pátio Higienópolis , em São Paulo. O que poucos sabem é que a maratona para montar a exposição começa muito antes de o Shopping abrir suas portas.
Desde o início da semana, as madrugadas da equipe do Instituto Sangari tem sido longas : maratonas de 12 horas para a montagem da estrutura, instalação dos terminais interativos e painéis acontecem desde 27 de julho.
Todo esse esforço se justifica pela abertura de uma mostra inédita.
Grandes Pais da Ciência comemora o dia dos Pais no Shopping Pátio Higienópolis e apresenta a vida e a obra de três personalidades que mudaram a história: Galileu Galilei, Charles Darwin e Albert Einstein.
Venha conhecer os Grandes Pais da Ciência de uma maneira que nunca imaginou!
Shopping Pátio Higienópolis
Local : Vão Central - Piso Veiga Filho
Horário de funcionamento para público geral:
De segunda a sábado - 10h às 22h
Domingo - 12h às 20h
VISITAS DE GRUPOS E/OU ESCOLAS
Horário : de segunda a quinta das 10h às 13h
Agendamento : 0300 789 0002 - de segunda a sexta das 8h às 18h

20/07/2009

Ao infinito... E além!

Quase sempre, quando ouvimos falar da chegada do homem a Lua, apenas um nome vem em nossa cabeça, Neil Armstrong , o comandante da Apollo 11, o primeiro homem a pisar na Lua. Mas e o segundo, quem foi mesmo?
Pelo plano original, Buzz Aldrin seria o primeiro homem a pisar na Lua, mas o desenho do módulo lunar favorecia a saída do comandante primeiro, logo, Aldrin foi o segundo. Militar, lutou na guerra da Coréia e derrubou dois caças Migs-15.
Católico, Buzz foi o primeiro homem a comungar na Lua, ele guardou o segredo e o cálice durante muitos anos.
Aposentado da NASA desde 1972, Buzz Aldrin está em grande forma física e mental. Já participou de desenhos animados, entre eles um auto-deboche nos Simpsons (foto que ilustra a nota), onde participa de uma missão espacial ao lado de Homer Simpson. Foi a inspiração para o personagem Buzz Lightyear do filme Toy Story e foi tema de ópera e vários documentários.
Esse mês, Buzz resolveu virar cantor de Rap, e em grande estilo. O astronauta aparece no vídeo - The Rocket Experience – ao lado do polêmico e premiado rapper Snoop Dog .
“Hoje eu tenho duas paixões na vida, o Espaço e o hip hop”, conta Buzz.
Confira o velhinho Buzz Aldrin, aos 79 anos detonando no rap : The Rocket Experience
httpv://www.youtube.com/watch?v=ITaPlZQcP6s

17/07/2009

Por onde andam os membros da Apollo 11?

O jornal norte-americano The New York Times encontrou os três membros da equipe da Apollo 11, e fez um breve resumo do que aconteceu com cada um, depois de 1969. Confira:

NEIL A. ARMSTRONG
Comandante. Nascido em 5 de agosto de 1930, em Wapakoneta, Ohio. Armstrong deixou a NASA em 1971 para se tornar professor de engenharia aeronáutica na Universidade de Cincinnati. Depois, serviu à diretoria de várias empresas privadas. Também trabalhou na Comissão Nacional do Espaço, de 1985 e 1986, e na Comissão Presidencial do Acidente da Challenger, em 1986. Em 2005, a biografia autorizada de Armstrong, "First Man: The Life of Neil A. Armstrong", escrita por James R. Hansen, foi publicada pela Simon & Schuster. Ele hoje mora em Cincinnati.

EDWIN E. ALDRIN JR.
Piloto de módulo lunar. Nascido em 20 de janeiro de 1930, em Montclair, Nova Jersey. Aldrin, conhecido como Buzz, deixou a NASA em julho de 1971, e a Air Force em 1972. Ele fundou a Starcraft Boosters, empresa de projetos de foguetes, e a Fundação ShareSpace, uma organização sem fins lucrativos dedicada a avançar a educação e a exploração espacial, e voos espaciais acessíveis. Aldrin publicou uma autobiografia em 1973, "Return to Earth" (Random House), e outro livro de memórias este ano, "Magnificent Desolation: The Long Journey Home from the Moon" (Harmony), no qual descreve sua batalha contra o alcoolismo e seu comprometimento contínuo com a exploração espacial. Hoje, ele mora em Los Angeles.

MICHAEL COLLINS
Piloto de módulo comando. Nascido em 31 de outubro de 1930, em Roma. Collins deixou a NASA em 1970 e se tornou diretor do Museu Nacional do Ar e do Espaço, do Instituto Smithsonian, em Washington. Depois, abriu sua própria empresa de consultoria. Ele é autor de "Carrying the Fire: An Astronaut's Journeys" (Farrar, Straus & Giroux) e "Liftoff: The Story of America's Adventure in Space" (Grove Press), bem como do livro infanti "Flying to the Moon and Other Strange Places" (Farrar, Straus & Giroux). Collins é aposentado e mora no sul da Flórida

16/07/2009

Grande passo para a humanidade

Há exatos 40 anos, o foguete Saturno V, da NASA partia do centro espacial Kennedy, na Flórida, levando o Apollo 11 e os primeiros astronautas que pisaram na Lua.

Missões anteriores já haviam alcançado o satélite natural da Terra, mas nenhuma incluía a abertura da escotilha e um passeio lunar. O foguete partiu às 10h32min (horário de Brasília) do dia 16 de julho de 1969, levando o Apollo 11 com dois módulos e três homens: o comandante Neil Armstrong, Michael Collins (piloto do módulo de comando) e Edwin “Buzz” Aldrin (piloto do módulo lunar).

A espaçonave entrou na órbita da Lua no dia 19 e, 24 horas depois, Armstrong e Aldrin, a bordo do módulo lunar, separaram-se de Collins, que ficou no módulo de comando, o Columbia.
O momento que marcou o curso da história e da corrida espacial foi dado 102 horas após o lançamento. Às 17h17min do dia 20 de julho, Armstrong anunciou o pouso do Eagle; horas mais tarde, pisou na superfície da Lua, seguido por Aldrin.

Do dia 16 até o dia 20 de julho, dia em que Armstrong pisou na Lua,

15/07/2009

Fóssil de crocodilo-tatu é encontrado no Brasil

Encontrado na cidade de General Salgado, interior de São Paulo pelo professor de ciências João Tadeu Arruda, o réptil pré-histórico pertence à família dos crocodilos, mas possui uma carapaça similar a de um tatu. O animal habitou as áreas do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul há 90 milhões de anos.

Batizado com o nome científico de Armadillosuchus arrudai, seu primeiro nome designa o gênero do bicho, significa crocodilo-tatu, o segundo é uma homenagem ao professor que o encontrou, João Arruda.

A caracterização científica do animal foi feita pelo geólogo Ismar de Souza Carvalho e pelo paleontólogo Thiago Marinho, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O réptil pesava 120 quilos, e guardava hábitos bem diferentes dos crocodilos atuais. "Crocodilos sempre foram associados a lugares úmidos, mas essa espécie vivia em um ambiente árido", diz Carvalho.
João Arruda faz pesquisas por conta própria, e achou o fóssil a partir da dica de um aluno, que lhe levara um osso. “Notei a diferença em relação aos fósseis comuns e pensei: esse é horroroso!”, conta.

Apesar de ser similar aos crocodilos, não existem descendentes vivos do animal hoje.

08/07/2009

DARWIN chega ao Espírito Santo

DARWIN chega ao Espírito Santo

Depois de percorrer as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiânia e Curitiba, a exposição "Darwin: descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo" chega a Vitória, no Espírito Santo.

A assinatura do convênio formalizando a parceria entre o Instituto Sangari e o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) acontece hoje, dia 8 de julho, no auditório da Sedu, com a participação do Secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha e de Ben Sangari, presidente do Instituto Sangari e da Sangari Brasil.
A exposição conta detalhes sobre a vida e as pesquisas do naturalista inglês Charles Darwin, e celebra o bicentenário de seu nascimento.

O acordo entre o Instituto Sangari e a Sedu prevê que 50 mil estudantes de escolas públicas do Espírito Santo visitem a exposição. Além dos estudantes, a mostra estará aberta ao público, com entrada gratuita.

Darwin: descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo
Local: Palácio Anchieta
Data: 05 de agosto a 04 de outubro de 2009
Horário de funcionamento - das 8h às 18h, de terça a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Mais Informações: www.darwinbrasil.com