15/07/2009

Fóssil de crocodilo-tatu é encontrado no Brasil

Encontrado na cidade de General Salgado, interior de São Paulo pelo professor de ciências João Tadeu Arruda, o réptil pré-histórico pertence à família dos crocodilos, mas possui uma carapaça similar a de um tatu. O animal habitou as áreas do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul há 90 milhões de anos.

Batizado com o nome científico de Armadillosuchus arrudai, seu primeiro nome designa o gênero do bicho, significa crocodilo-tatu, o segundo é uma homenagem ao professor que o encontrou, João Arruda.

A caracterização científica do animal foi feita pelo geólogo Ismar de Souza Carvalho e pelo paleontólogo Thiago Marinho, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O réptil pesava 120 quilos, e guardava hábitos bem diferentes dos crocodilos atuais. "Crocodilos sempre foram associados a lugares úmidos, mas essa espécie vivia em um ambiente árido", diz Carvalho.
João Arruda faz pesquisas por conta própria, e achou o fóssil a partir da dica de um aluno, que lhe levara um osso. “Notei a diferença em relação aos fósseis comuns e pensei: esse é horroroso!”, conta.

Apesar de ser similar aos crocodilos, não existem descendentes vivos do animal hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário