26/06/2009

Energia eólica é suficiente para o mundo

Acreditem ou não, o vento pode suprir as necessidades energéticas do mundo. O estudo foi publicado no dia 23 de junho na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)".

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e do Centro de Pesquisa Técnica VTT, da Finlândia constataram que os aerogeradores, quando implantados em terra firme conseguiriam produzir o equivalente a 40 vezes o consumo mundial de eletricidade e cerca de 5 vezes o consumo de energia em todas as suas formas.

No Brasil, se os cálculos dos estudos estiverem certos, só os aerogeradores terrestres produziriam, no mínimo, cerca de 14 vezes a eletricidade consumida no País.A notícia é um bom presságio para os defensores das fontes limpas de energia. Atualmente, menos de 1% da energia consumida no Brasil é gerada por vento.

19/06/2009

III Grande Desafio 2009

Os jovens cientistas do III Grande Desafio 2009, realizado pelo Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP com o apoio do Instituto Sangari, apresentam seus projetos neste domingo (21), às 10 horas no Ginásio Multidisciplinar da Universidade.

O desafio de construir um equipamento capaz de resgatar um ovo de Gavião-Real, em ninhos localizados há mais de 40 metros de altura, será executado por mais de 100 equipes de estudantes. Os vencedores terão a oportunidade de batizar o asteróide XD96, nº 15453, descoberto pelo astrofísico venezuelano Orlando Naranjo em 1998.

Outro grande prêmio disputado pelos alunos serão os 150 kits DAC (Descobrindo a Ciência) e livros das exposições Darwin, Revolução Genômica e Einstein doados pelo Instituto Sangari.

17/06/2009

A Ação Educativa da Exposição Einstein foi premiada

A Ação Educativa da Exposição Einstein foi selecionada entre os vinte melhores projetos inscritos no Prêmio Darcy Ribeiro 2009, que incentiva práticas relacionadas a ações educativas em museus. O projeto será publicado em revista editada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan).
A exposição foi trazida ao país pelo Instituto em parceria com o American Museum of Natural History (AMNH). O Brasil foi o primeiro país do hemisfério sul a receber a exposição que já foi exibida em Nova York, Chicago, Boston, Los Angeles, entre outras cidades.

15/06/2009

Exposição “Revolução Genômica” desperta interesse dos participantes

Em seu último depoimento, Ana Navas relata como foi a apresentação dos resultados da pesquisa feita com os visitantes da exposição “Revolução Genômica”, promovida pelo Instituto Sangari em 2008, além das palestras finais do evento:

“Nosso trabalho foi super bem acolhido pelo público do encontro. Pesquisadores do MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins) ficaram interessados em conhecer o trabalho na íntegra e perguntaram sobre a possibilidade de acessar o relatório por meio do site do Instituto e divulgá-lo entre os colegas.

Pesquisadores brasileiros também se interessaram em estabelecer contatos para futuras versões da exposição.

Museus virtuais foram tema de pauta nas últimas sessões, assim como propostas de avaliação do perfil do público visitante deste tipo de experiências. Recomendo visitar o site do Museo de Población de Costa Rica, que estará disponível a partir do segundo semestre de 2009 e que conta com 4 salas interativas.

O espaço Ciência Viva apresentou uma sala expositiva muito interessante, chamada Respira Uruguai, relacionada com os problemas de tabagismo nos jovens. A noite foi a entrega dos prêmios para as instituições e pessoas que marcaram os caminhos da Red Pop com a sua trajetória. O programa Ondas da Colômbia e a Nanoaventura da Unicamp foram os grandes homenageados.”

05/06/2009

RedPop premia Museu Exploratório da UNICAMP

O Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP recebeu o prêmio de Melhor Programa Latinoamericano de Popularização da Ciência e da Tecnologia de 2007 e 2008 com o projeto NanoAventura (foto), exposição itinerante e interativa sobre nanociência e nanotecnologia, apoiado pelo Instituto Sangari.

A cerimônia ocorreu no dia 28 de maio, durante a reunião da XI RedPop (Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia para América Latina e Caribe), na qual estava presente Marilisa Rossilho, responsável pela área de Relações Institucionais do Museu. O projeto foi premiado na categoria Institucional, que avaliou critérios como criatividade, originalidade, rigor, impacto, e contribuições em âmbito nacional e internacional.

Além da premiação, o museu também foi escolhido para sediar o próximo encontro da RedPop em 2011.

“Acreditamos que é um grande passo para a efetiva consolidação do Museu como instituição museológica de educação não formal para divulgação de ciência e tecnologia e que tem como missão proporcionar o acesso e inclusão social não só na comunidade universitária e região metropolitana de Campinas, mas sim para todo o Brasil”, afirma Marilisa