05/05/2010

Einstein: muito além da relatividade

por Lucrécia Franco
-
"Este livro é uma ótima leitura tanto para especialistas como para aqueles que querem se aventurar pelo maravilhoso universo de Einstein". Alfredo Tolmasquim Consultor científico da exposição Einstein e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

No próximo dia 12 de maio, o Instituto Sangari lança primorosa publicação produzida por pesquisadores brasileiros e organizada pelos professores Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação da Unicamp, e Peter Schulz, físico e pesquisador do Instituto de Física Gleb Wataghin - Unicamp. A obra fruto do ciclo de palestras realizado durante a mostra Einstein na temporada de São Paulo e atualmente em exibição no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro permite conhecer melhor um dos maiores gênios do século 20. Trata-se de mais uma iniciativa de popularização da cultura científica, voltada para o público que se interessa pelo tema, especialista ou não.

Einstein: muito além da relatividade (192 páginas / R$35,00) apresenta diferentes abordagens sobre o cientista, desde sua contribuição à Física, passando por sua biografia até o impacto que gerou em outras áreas do conhecimento, como a Antropologia, a História e a Educação. Segundo Knobel e Schulz, que assinam a introdução da obra, o alcance das ideias e ações do físico (1879-1955) é objeto de estudos até hoje.

"Na perspectiva científica, seus trabalhos viraram os conceitos de espaço e tempo ao avesso (...) por outro lado, sua intensa atuação política, suas viagens e entrevistas, suas conversas e cartas mudaram o modo de a sociedade encarar a ciência. Einstein conseguiu colocar em pauta temas fundamentais e diversos tabus, afirmam.

No livro, os pesquisadores Carmen Pimentel Prado (USP), Roberto de Andrade Martins (Unicamp), Carlos Alberto dos Santos (UFRS), Pablo Rubén Mariconda (USP), Edgar Salvadori de Decca (Unicamp), Mauro W. B. de Almeida (Unicamp) e Antonio Augusto Passos Videira (UERJ) por ordem de aparição, discorrem, de maneira clara e acessível, sobre o mito, o cientista e o homem Albert Einstein.

Na ocasião, haverá uma mesa-redonda com diferentes perspectivas: "Einstein e a física do universo - Marcelo Byrro Ribeiro (UFRJ) e "Como produzir um Einstein? Algumas reflexões sobre Einstein e a Educação - Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), mediada por Marcelo Knobel (Unicamp).


Quando: 12 de maio, 20h.
Onde: Livraria da Travessa, Shopping Leblon
Rua Afrânio de Melo Franco, 290 - Loja 205 A
Inscrições: einstein@einsteinbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário