19/05/2010

Einstein e a prova definitiva da existência dos átomos

PALESTRA GRATUITA

A pesquisadora Carmen Prado faz palestra sobre umas das maiores contribuições de Einstein à física moderna na quarta, dia 26 de maio, na Programação Especial da exposição sobre o físico.

Ainda na faculdade, Albert Einstein (1879-1955) sonhava em encontrar uma prova concreta de que os átomos existiam. Ele sabia que os átomos estavam em constante movimento e, assim como hoje, era impossível observá-los diretamente. Muitos já tinham tentando explicar o movimento incessante de partículas em um meio líquido, conhecido como “movimento browniano” – em homenagem ao botânico escocês Robert Brown –, mas foi Einstein que teve êxito.
Brown observou o movimento de grãos de pólen em um meio líquido. Isso foi em 1827. Oitenta anos depois, em 1905, Albert Einstein descobriu que se tratava da consequência dos choques das moléculas do fluído com as partículas do pólen. Era a evidência experimental da existência dos átomos.
Movimento browniano, caos e fractais é o nome da palestra que Carmen P.C. Prado, doutora em física pela USP e professora departamento de Física Geral dessa mesma universidade, vai fazer para explicar como a descoberta de Einstein continua tendo desdobramentos até o dia de hoje. Parece difícil, mas os três conceitos, movimento browniano, a teoria do caos e os fractais – a trajetória do movimento browniano - , estão interligados e entendê-los está a seu alcance. Basta assistir à palestra.

Programação Especial
A apresentação da professora Carmen P.C. Prado faz parte da Programação Especial da mostra Einstein, que busca estimular o interesse do público pela temática em cartaz. Todas as exposições organizadas pelo Instituto Sangari têm como diferencial a realização de eventos paralelos que visam à valorização da educação e a disseminação do conhecimento científico por meio da cultura.













Palestra: Movimento browniano, caos e fractais

Onde: Livraria da Travessa - Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon

Quando: Quarta-feira, 26 de maio, 20 h

Professores, estudantes e público em geral podem participar gratuitamente

Inscrições: einstein@einsteinbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário