14/04/2010

Exposição Einstein: Palestra revela os passos de Einstein na América do Sul

O físico, historiador e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Alfredo Tolmasquim, curador científico da exposição Einstein, abrirá o ciclo de palestras da programação especial da mostra internacional.

A palestra Visita de Einstein à America do Sul, acontece na próxima quinta-feira, dia 15 de abril, às 18h, na Livraria da Travessa Centro.

Autor do livro “Einstein: o viajante da relatividade na América do Sul”, Tolmasquim vai discorrer sobre a visita do gênio que, além de visitar o Rio de Janeiro, esteve em Buenos Aires e Montevidéu, entre os meses de março e maio de 1925.

Quando esteve no Rio, Einstein já era o maior cientista vivo do mundo por suas contribuições para a física moderna. E foi no Brasil, em Sobral, no estado Ceará que uma expedição cientifica da Academia de Ciências de Londres confirmou a Teoria da Relatividade.

Esse fato histórico fez com que a mostra ganhasse uma seção especialmente dedicada à passagem de Einstein pela América Latina, onde o visitante tem acesso aos registros da visita e até trechos de seu diário pessoal.

A exposição Einstein, realizada pelo American Museum of Natural History, em Nova York e o Instituto Sangari foi inaugurada no dia 8 de abril e pode ser vista até o dia 6 de junho.

A mostra já atraiu mais de dois milhões de visitantes em todo mundo e apresenta a vida e as descobertas do gênio. Tudo revelado por meio de documentos raros, obras de arte e instalações interativas que permitem compreender as complexas teorias do físico.

Palestra: Visita de Einstein à America do Sul
Data: 15/04/2010
Horário: 18h
Local: Livraria da Travessa 1
Endereço: Travessa do Ouvidor, 17 – Centro- Rio de Janeiro
Inscrições: einstein@einsteinbrasil.com.br

Entrada gratuita e vagas limitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário