17/03/2009

Topa um desafio?

A Harpia, ou Gavião Real, é a maior ave de rapina do Brasil e do mundo. Com hábitos solitários, o pássaro necessita de uma extensa área para sobreviver: cerca de 502 km de floresta para cada ave. Sua localização vai do sul da América Central até o Paraguai, com preferência das áreas tropicais. No Brasil, ainda hoje, essa espécie é encontrada na Amazônia, nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, além de algumas florestas da Mata Atlântica em grandes árvores.

Mas, a cada dia que passa, fica mais difícil encontrar uma Harpia pelo Brasil a fora. A extensa área que ela exige para sobreviver, hoje, é um fator limitante, pois, com as altíssimas taxas de desmatamento em nosso país fica difícil encontrar uma área de mata com tamanho suficiente e com as árvores ideais para a harpia se reproduzir.

Muitos pesquisadores gostariam de estudar mais essas aves, mas esbarram em um problema crucial: é praticamente impossível alcançar os ovos da Harpia, normalmente colocado no topo de árvores muito altas. É daí que surge o Grande Desafio de 2009, promovido pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, com o apoio do Instituto Sangari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário