24/03/2010

Pesquisa do Instituto Sangari é destaque em O Globo com o Mapa da Violência

por Cintia Moura
-

Pesquisa sobre a violência na América Latina, realizada pelo Instituto Sangari, é citada em matéria do Jornal "O Globo", do Rio de Janeiro, que apresenta os principais índices de violência nas grandes metrópoles.

Utilizada como referência em pesquisa sobre a violência e seu impacto social, a publicação Mapa da Violência: Os jovens da América Latina visa aprofundar o debate sobre a questão da violência e mobilizar a população e o poder público para agir diante da gravidade do problema.

Iniciada há dez anos, essa série de estudos desperta grande interesse na sociedade a cada lançamento. O mapa analisa a mortalidade causada por homicídios, com foco nos óbitos juvenis (de 15 a 24 anos) em 83 países do mundo, principalmente em 16 países da América Latina. A série é elaborada pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisas do Instituto Sangari.

O estudo levanta as especificidades da região para explicar os altos níveis de violência verificados. E mostra que indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estão associados ao número de homicídios dos países: com o aumento do IDH tendem a cair as taxas de homicídio. No Brasil, o mapa aponta moderada queda nos índices de violência desde 2003, porém os números ainda são altos e os jovens são as maiores vítimas.

Leia na íntegra: http://migre.me/qUBc

Nenhum comentário:

Postar um comentário