13/11/2009

SBPC lança Pacto pela Educação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC- lança nesta sexta-feira, 13, em Brasília, em cerimônia no Auditório da Reitoria da UnB, o Pacto pela Educação, que tem como objetivo promover uma grande mobilização da sociedade para que a educação básica alcance um patamar aceitável de qualidade.
Como lembra Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC, nas décadas passadas houve um empenho bem-sucedido para a universalização da educação básica. Agora, é necessário haver esforços para que a educação tenha qualidade. "Elevar nossa educação a patamares aceitáveis de qualidade não é só um requisito para a modernização do País e a melhoria das condições de vida das pessoas. É um requisito também para a inclusão, é uma responsabilidade social, é uma demanda de reparação social em uma sociedade desigual", afirma.
Em torno do Pacto pela Educação, a SBPC quer reunir setores acadêmico, empresarial, estudantil, sindical, Legislativo, Executivo, associações e organizações sociais voltadas para a melhoria da educação. "Será elaborado um conjunto de indicadores para acompanhar e avaliar a implantação das ações propostas. Esse acompanhamento será executado por todas as entidades que participarem da iniciativa, explica Raupp. Como informa a SBPC, as ações ocorrerão em várias dimensões: formação do professor contemporâneo, valorização da carreira docente, gestão escolar moderna e eficiente, conteúdo adequado como forma do exercício do pensar, utilização de métodos pedagógicos permanentemente atualizados, bibliotecas e outros instrumentos para a busca da informação e avaliação. "Em razão das dimensões dos problemas, sabemos que levará décadas para que ocorra uma transformação radical da educação no Brasil. Assim, serão propostas ações de curto, médio e longo prazo, que serão entregues aos sucessivos governantes nos próximos 20 anos", acrescenta Raupp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário