27/05/2010

Vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões.O Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe a partir da próxima terça-feira (1/06), em sua página na internet, as inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos.A primeira fase da competição começa em 19 de agosto, Dia Nacional do Historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador, Joaquim Nabuco.

Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história. O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do MC até o dia 6 de agosto. A taxa de inscrição é de 15 reais para as equipes de escolas públicas e 35 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe.

Como em 2009, o MC custeará com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a vinda de uma equipe de cada estado brasileiro para participar da fase presencial. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes permanecerão na Unicamp para realizar capacitação de uma semana.

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

Sobre A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional. A 1ª edição, realizada em 2009, inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro.A ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

CALENDÁRIO
Inscrições
1/06 a 6/08
Fase 1 - 19/08
Fase 2 - 26/08
Fase 3 - 2/09
Fase 4 - 9/09
Fase 5 - 16/09
Fase 6 - 23 e 24/10

FONTE: Museu Exploratório de Ciências

Líder indígena visita exposição no Museu da Vida

Álvaro Tukano é uma das principais lideranças da tribo dos Tukanos, no município de São Gabriel da Cachoeira, localizado na região conhecida como Cabeça do Cachorro, no extremo noroeste do estado do Amazonas. Em visita ao Museu da Vida, onde conheceu a exposição Evolução e Natureza Tropical, o pajé defendeu a pesquisa científica como instrumento de difusão da milenar tradição da cura das doenças pelas plantas, bem como o trabalho com os cientistas para levar esse conhecimento a toda sociedade. Na avaliação do líder indígena, Alfred Wallace, que percorreu e mapeou a região do Alto Rio Negro, e Charles Darwin, igualmente estudioso da natureza brasileira, estavam corretos em suas conclusões sobre a evolução das espécies por seleção natural. Os dois cientistas pesquisaram a rica biodiversidade dos trópicos, especialmente a do Brasil, coletando espécimes da fauna e da flora para aprofundar os estudos que levariam ao desenvolvimento de suas teorias da evolução.

- Tudo isso, nós temos até hoje nas comunidades. Somos um banco de dados da biodiversidade, disse Álvaro Tukano, antes de ajeitar seu tradicional cocar para uma sessão de fotos.

Ele veio ao Rio de Janeiro participar de uma reunião local para a 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (http://www.cgee.org.br/cncti4), a ser promovida de 26 a 28 deste mês, em Brasília. Ao lado de Ildeu de Castro Moreira, Álvaro Tukano percorreu a mostra e ouviu atentamente as explicações do professor da UFRJ e um dos curadores da exposição junto com Luísa Massarani, chefe do Museu da Vida. O indígena afirmou que deve haver mais pesquisa por parte do Estado brasileiro, investindo na preservação da biodiversidade.

- Agimos e interagimos, afirmou ao defender maior destaque nas decisões sobre os diretos autorais em torno do conhecimento milenar indígena. Mas disse considerar positiva a atual participação dos índios, citando a política de cotas nas universidades como um dos instrumentos para a chegada de mais representantes nativos às instituições de ensino superior.

Durante a visita à exposição, Álvaro Tukano apresentou um livro que escreveu em sua língua. E leu no original a passagem sobre uma cerimônia para o tratamento da artrose e dor na coluna. A ideia é difundir ainda mais os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, contribuindo para preservar a cultura de seu povo às futuras gerações.

FONTE: Haendel Gomes - Assessor de Imprensa – COC / Fiocruz

26/05/2010

Exposição: Evolução e Natureza Tropical

A exposição é uma viagem à biodiversidade brasileira no Museu da Vida, espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, coordenado pela Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz.

Permanece em cartaz até 31 de julho.

Einstein

A exposição Einstein está chegando ao fim de sua temporada no Rio de Janeiro.
Não perca, é só até 06/06!

21/05/2010

Conselheiro do Instituto Sangari será membro do comitê revisor do IPCC

O físico Carlos Henrique de Brito Cruz vai integrar grupo formado por 12 especialistas que fará uma revisão dos procedimentos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas .

Reitor da Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp), diretor científico da FAPESP e conselheiro do Instituto Sangari, o físico Carlos Henrique de Brito Cruz é o único brasileiro que vai partipar do comitê que fará a revisão dos procedimentos e processos do IPCC . A revisão foi requerida pela Organização das Nações Unidas ( ONU) após a descoberta de erros divulgados em 2007.

Físico brasileiro será revisor do IPCC

19/05/2010

Einstein e a prova definitiva da existência dos átomos

PALESTRA GRATUITA

A pesquisadora Carmen Prado faz palestra sobre umas das maiores contribuições de Einstein à física moderna na quarta, dia 26 de maio, na Programação Especial da exposição sobre o físico.

Ainda na faculdade, Albert Einstein (1879-1955) sonhava em encontrar uma prova concreta de que os átomos existiam. Ele sabia que os átomos estavam em constante movimento e, assim como hoje, era impossível observá-los diretamente. Muitos já tinham tentando explicar o movimento incessante de partículas em um meio líquido, conhecido como “movimento browniano” – em homenagem ao botânico escocês Robert Brown –, mas foi Einstein que teve êxito.
Brown observou o movimento de grãos de pólen em um meio líquido. Isso foi em 1827. Oitenta anos depois, em 1905, Albert Einstein descobriu que se tratava da consequência dos choques das moléculas do fluído com as partículas do pólen. Era a evidência experimental da existência dos átomos.
Movimento browniano, caos e fractais é o nome da palestra que Carmen P.C. Prado, doutora em física pela USP e professora departamento de Física Geral dessa mesma universidade, vai fazer para explicar como a descoberta de Einstein continua tendo desdobramentos até o dia de hoje. Parece difícil, mas os três conceitos, movimento browniano, a teoria do caos e os fractais – a trajetória do movimento browniano - , estão interligados e entendê-los está a seu alcance. Basta assistir à palestra.

Programação Especial
A apresentação da professora Carmen P.C. Prado faz parte da Programação Especial da mostra Einstein, que busca estimular o interesse do público pela temática em cartaz. Todas as exposições organizadas pelo Instituto Sangari têm como diferencial a realização de eventos paralelos que visam à valorização da educação e a disseminação do conhecimento científico por meio da cultura.













Palestra: Movimento browniano, caos e fractais

Onde: Livraria da Travessa - Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon

Quando: Quarta-feira, 26 de maio, 20 h

Professores, estudantes e público em geral podem participar gratuitamente

Inscrições: einstein@einsteinbrasil.com.br

18/05/2010

Einstein é o tema do Espaço Aberto Ciência e Tecnologia da Globo News


Fruto de uma parceria entre o Instituto Sangari e o American Museum of Natural History - AMNH, a mostra internacional Einstein é o ponto de partida do programa Espaço Aberto - Ciência e Tecnologia dessa semana.

Assim como a exposição, em cartaz no Museu Histórico Nacional até o dia 6 de junho, o especial apresenta o homem por trás do gênio e a importância do Brasil para a obra do físico.

Alfredo Tolmasquim, consultor científico da exposição e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), é quem conta as particularidades da vida de Albert Einstein (1879-1955): seus casos amorosos, seu amor pelo violino e como utilizou a fama para promover a paz no mundo.

O programa – gravado na Universidade de Princeton, em Nova Jérsei; no Museu Histórico Nacional, no Rio; e na cidade de Sobral, no Ceará – também fala dos detalhes da visita do gênio ao Brasil, em 1925, e como um eclipse em solo brasileiro confirmou a Teoria da Relatividade Geral.

Sobre a exposição, o especial da Globo News diz que “transforma as aulas chatas em uma diversão”.

Veja o programa na íntegra: http://migre.me/FZjL

Para mais informações sobre a mostra Einstein acesse o site: http://www.einsteinbrasil.com.br/

17/05/2010

Programa especial sobre a exposição Einstein na Globonews

Hoje às 21h30 na GLOBONEWS, programa especial sobre a mostra internacional EINSTEIN.
Não perca!

Programa: Espaço Aberto - Ciência e Tecnologia
Data: 17/05

Horário: 21h30

Horários alternativos:
Terça - 18/05: 01h30; 08h30 e 16h30

Quinta - 20/05: 05:05
Sábado - 22/05: 19h05

http://migre.me/FDRB

14/05/2010

De onde vem a fórmula E=mc² e o paradoxo dos gêmeos

PALESTRA GRATUITA

Takeshi Kodama, especialista em física nuclear, faz palestra sobre as teorias de Einstein no próximo domingo, 16 de maio, na Programação Especial da exposição sobre o gênio.

Albert Einstein (1879 - 1955) impressionou a humanidade por estar séculos a frente de seu tempo com teorias que revolucionaram a física. A famosa equação E=mc² permitiu constatar que massa e energia estão intimamente conectadas, e o “paradoxo dos gêmeos” serviu para explicar que o tempo passa mais lentamente para quem viaja a uma velocidade próxima à da luz comparado com alguém que fica na Terra.


Mas qual é a origem da equação criada por Einstein e o que ela realmente significa? Como é que Einstein mudou a noção de tempo e espaço? Quem vai responder a estas e outras questões é o físico Takeshi Kodama. Com graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Waseda, no Japão, Kodama foi pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e atualmente é professor titular da UFRJ. Suas especialidades são a Física Nuclear Relativística e a Astrofísica Nuclear.

Programação Especial
A palestra do Professor Kodama faz parte da Programação Especial da mostra Einstein, que busca estimular o interesse do público pela temática em cartaz. Todas as exposições organizadas pelo Instituto Sangari têm como diferencial a realização de eventos paralelos que visam à valorização da educação e a disseminação do conhecimento científico por meio da cultura.

Palestra: De onde vem a fórmula E=mc² e o paradoxo dos gêmeos
Onde? Auditório do Museu Histórico Nacional - Pça. Marechal Âncora, s/n° – Centro – Rio de Janeiro(Próximo à Pça. XV).
Quando? Domingo, 16 de maio, às 15h.
Para quem? Professores, estudantes e público em geral

Inscrições: einstein@einsteinbrasil

Foto: Latinstock

Lançamento destaca a atualidade de Einstein










Na última quarta-feira, 12 de maio, na Livraria da Travessa do Leblon, no Rio, uma mesa-redonda reuniu os físicos Marcelo Knobel (Unicamp), Marcelo Byrro Ribeiro (UFRJ), e o filósofo Antonio Augusto Passos Videira ( UERJ).

O motivo do encontro foi o lançamento do livro Einstein: muito além da relatividade, obra que é fruto do ciclo de palestras realizado durante a exposição internacional Einstein na temporada de São Paulo, atualmente em cartaz no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Marcelo Knobel, curador científico da exposição e organizador do livro junto com o físico Peter Schulz, foi o mediador da mesa que abordou duas perspectivas distintas. Enquanto Byrro explicou a influência de Einstein na cosmologia, apresentando as questões da curvatura do Universo e a relação espaço-tempo, Videira falou da visão do cientista sobre a educação.


Segundo Videira, as teses de Einstein sobre educação são mais avançadas do que as praticadas no ensino atual. “As pessoas estão preocupadas com diplomas para conseguir bolsas ou um emprego e se acham seres livres. Einstein defendia o oposto: o conhecimento pelo conhecimento, o que foi exatamente o que fez dele um gênio”, disse.

Já Byrro falou, de maneira didática, sobre como Einstein reelaborou o conceito de tempo e as conseqüências disso para a Física: “Einstein colocou o espaço e o tempo no mesmo nível e, com isso, tudo mudou desde a origem até a evolução do universo. Questões que continuam sendo objeto de estudo nos dias de hoje”, explicou.

12/05/2010

Instituto Sangari lança livro: Einstein: muito além da relatividade

Não Perca! Hoje dia 12/05 às 20h o coquetel de lançamento do livro Einstein: muito além da relatividade na livraria da Travessa do Shopping Leblon!

IMAGEM: Folha Dirigida

11/05/2010

Lançamento: Einstein: muito além da relatividade

Lançamento do Instituto Sangari reúne diferentes olhares de renomados cientistas brasileiros sobre o universo de Albert Einstein.

Não perca o coquetel de lançamento do livro "Einstein: muito além da relatividade" no dia 12/05.

Confira também a palestra com Marcelo Ribeiro em “Einstein e a física do Universo” e “Como produzir um Einstein?” com Marcelo Knobel, tudo isso no dia 12/05 na na livraria da Travessa do Shopping Leblon.

'Evolução e Natureza Tropical’ revela universo que inspirou Darwin e Wallace na criação de suas teorias por seleção natural

Mostra é viagem à biodiversidade brasileira no Museu da Vida
O ano internacional da biodiversidade – lançado oficialmente em janeiro pelas Nações Unidas em Berlim, na Alemanha – marca comemoração especial da data pelo Museu da Vida com a exposição Evolução e Natureza Tropical .

O objetivo é mostrar como os trópicos inspiraram os cientistas na formulação da teoria da evolução por seleção natural, a partir da biodiversidade brasileira, uma das mais ricas do planeta. A inauguração ocorre em maio, na sala de exposições temporárias do Museu, um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, coordenado pela Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, e permanece em cartaz até 31 de julho.

Entre as atrações, estão uma miniatura da embarcação que trouxe o naturalista britânico Charles Darwin aos trópicos e a réplica de uma tartaruga – feita em resina - das ilhas Galápagos, medindo 1,5m.




Exposição: Evolução e Natureza Tropical
Período: De 04 de maio a 31 de julho de 2010.
Local: sala de exposições temporárias do Museu da Vida.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. Sábados, das 10h às 16h. Entrada gratuita.
Museu da Vida: Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos

FONTE: Haendel Gomes, da Assessoria de Imprensa.

05/05/2010

Einstein: muito além da relatividade

por Lucrécia Franco
-
"Este livro é uma ótima leitura tanto para especialistas como para aqueles que querem se aventurar pelo maravilhoso universo de Einstein". Alfredo Tolmasquim Consultor científico da exposição Einstein e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

No próximo dia 12 de maio, o Instituto Sangari lança primorosa publicação produzida por pesquisadores brasileiros e organizada pelos professores Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação da Unicamp, e Peter Schulz, físico e pesquisador do Instituto de Física Gleb Wataghin - Unicamp. A obra fruto do ciclo de palestras realizado durante a mostra Einstein na temporada de São Paulo e atualmente em exibição no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro permite conhecer melhor um dos maiores gênios do século 20. Trata-se de mais uma iniciativa de popularização da cultura científica, voltada para o público que se interessa pelo tema, especialista ou não.

Einstein: muito além da relatividade (192 páginas / R$35,00) apresenta diferentes abordagens sobre o cientista, desde sua contribuição à Física, passando por sua biografia até o impacto que gerou em outras áreas do conhecimento, como a Antropologia, a História e a Educação. Segundo Knobel e Schulz, que assinam a introdução da obra, o alcance das ideias e ações do físico (1879-1955) é objeto de estudos até hoje.

"Na perspectiva científica, seus trabalhos viraram os conceitos de espaço e tempo ao avesso (...) por outro lado, sua intensa atuação política, suas viagens e entrevistas, suas conversas e cartas mudaram o modo de a sociedade encarar a ciência. Einstein conseguiu colocar em pauta temas fundamentais e diversos tabus, afirmam.

No livro, os pesquisadores Carmen Pimentel Prado (USP), Roberto de Andrade Martins (Unicamp), Carlos Alberto dos Santos (UFRS), Pablo Rubén Mariconda (USP), Edgar Salvadori de Decca (Unicamp), Mauro W. B. de Almeida (Unicamp) e Antonio Augusto Passos Videira (UERJ) por ordem de aparição, discorrem, de maneira clara e acessível, sobre o mito, o cientista e o homem Albert Einstein.

Na ocasião, haverá uma mesa-redonda com diferentes perspectivas: "Einstein e a física do universo - Marcelo Byrro Ribeiro (UFRJ) e "Como produzir um Einstein? Algumas reflexões sobre Einstein e a Educação - Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), mediada por Marcelo Knobel (Unicamp).


Quando: 12 de maio, 20h.
Onde: Livraria da Travessa, Shopping Leblon
Rua Afrânio de Melo Franco, 290 - Loja 205 A
Inscrições: einstein@einsteinbrasil.com.br