13/11/2009

SBPC lança Pacto pela Educação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC- lança nesta sexta-feira, 13, em Brasília, em cerimônia no Auditório da Reitoria da UnB, o Pacto pela Educação, que tem como objetivo promover uma grande mobilização da sociedade para que a educação básica alcance um patamar aceitável de qualidade.
Como lembra Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC, nas décadas passadas houve um empenho bem-sucedido para a universalização da educação básica. Agora, é necessário haver esforços para que a educação tenha qualidade. "Elevar nossa educação a patamares aceitáveis de qualidade não é só um requisito para a modernização do País e a melhoria das condições de vida das pessoas. É um requisito também para a inclusão, é uma responsabilidade social, é uma demanda de reparação social em uma sociedade desigual", afirma.
Em torno do Pacto pela Educação, a SBPC quer reunir setores acadêmico, empresarial, estudantil, sindical, Legislativo, Executivo, associações e organizações sociais voltadas para a melhoria da educação. "Será elaborado um conjunto de indicadores para acompanhar e avaliar a implantação das ações propostas. Esse acompanhamento será executado por todas as entidades que participarem da iniciativa, explica Raupp. Como informa a SBPC, as ações ocorrerão em várias dimensões: formação do professor contemporâneo, valorização da carreira docente, gestão escolar moderna e eficiente, conteúdo adequado como forma do exercício do pensar, utilização de métodos pedagógicos permanentemente atualizados, bibliotecas e outros instrumentos para a busca da informação e avaliação. "Em razão das dimensões dos problemas, sabemos que levará décadas para que ocorra uma transformação radical da educação no Brasil. Assim, serão propostas ações de curto, médio e longo prazo, que serão entregues aos sucessivos governantes nos próximos 20 anos", acrescenta Raupp.

06/11/2009

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em 10 de novembro, é a data escolhida pela Unesco para analisar, discutir e apontar o impacto do desenvolvimento científico e tecnológico para a melhoria das condições de vida das pessoas no mundo todo. Com este objetivo, entidades que apoiam a iniciativa, entre elas o Instituto Sangari e representantes da Unesco vão participar de atividades nos dias 9, 10 e 12 de novembro, em Brasília, no espaço do Senac/903 Sul.
Estão previstas exposições, workshops, oficinas de ciências, palestras, além de um Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos voltados para alunos do ensino médio, com premiação durante as comemorações.
O Instituto Sangari participa das comemorações do Dia Mundial da Ciência com a apresentação de duas oficinas do CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade. São elas: "Universo", que propõe uma experiência com espectroscópio, na qual os alunos trabalham com um procedimento científico utilizado pelos astrônomos para estudar a composição química das estrelas; e a "Terra Sol e Lua", em que os alunos constrõem um relógio lunar que permite descobrir a hora por meio da observação da Lua. As oficinas serão realizadas no espaço do Senac/903 Sul, no dia 9, das 9h às 11h e das 14h às 17h; e no dia 10, das 9h às 11h.
Um workshop com o Rap com Ciência também será oferecido pelo Instituto Sangari. O objetivo da atividade, que será coordenada pelo rapper Japão, é proporcionar aos alunos do ensino médio a possibilidade de conhecer mais profundamente o ritmo musical rap e as condições para a criação de letras de música com o tema Ciência. A oficina será realizadas no espaço do Senac/903 Sul, das 9h às 11h e das 14h às 17h, no dia 9; e das 9h às 11h, no dia 10.
Na tarde do dia 10h, será realizada uma mesa-redonda com especialistas no tema "Nossa presença no cosmos". As discussões serão precedidas por uma apresentação do Rap com Ciência.
A cerimônia contará ainda com o pré-lançamento dos livros "Investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia: o que pensam os jornalistas" e "Ensino de Ciências e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas", editados em parceria pelo Instituto Sangari e pela Unesco. O anúncio será feito por Jorge Werthein e Ary Mergulhão Filho, oficial em Ciência e Tecnologia da Unesco.
As comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento serão encerradas no dia 12, às 9h, com uma audiência pública no Plenário do Senado Federal sobre a importância da ciência em prol da paz e do desenvolvimento.