29/05/2009

Física para todos

A Estação Ciência da USP dá continuidade ao ciclo de palestras ‘Física para Todos’ no dia 06 de junho com o tema “Nanociência: ondas de matéria e a matéria da onda”. O encontro acontece às 15 horas, no auditório Ernst. W. Hamburger da Estação Ciência. A palestrante será a professora Dra. Helena Maria Petrilli que falará sobre a evolução da física desde 1925 até os dias atuais.

“A introdução da Mecânica Quântica, no início do século XX, acarretou uma grande revolução na Física que teve consequências em praticamente todas as áreas do conhecimento. Impacto especial ocorreu na chamada ‘Física dos Materiais’, que culminou nos dias atuais na nanociência, onde computadores, celulares e todos os dispositivos eletrônicos que utilizamos, funcionam à base de aplicações de fenômenos quânticos numa verdadeira revolução tecnológica”, explica Helena.

As palestras do ‘Física para Todos’ ocorrem mensalmente em parceria com o Instituto de Física da USP. A proposta do projeto é apresentar temas ligados a física de forma simples e acessível, mostrando como a ciência está presente no dia-a-dia. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394 e as inscrições podem ser feitas pelo site do projeto.

Arte possibilita interação com a Ciência

A contribuição de pesquisadores brasileiros na reunião do XI RedPop continua no terceiro dia do evento, com a participação do Grupo De Estudos e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciências (GEENF) da USP, como relata Ana Navas na continuação de seu depoimento:

“Tivemos hoje a participação de representantes brasileiros do GEENF. A pesquisadora do grupo apresentou uma base de dados sobre materiais educativos e de divulgação cientifica que está sendo desenvolvida por este time. Ela convidou as diversas instituições para enviar referências do material produzido, para ser divulgado nesta base de dados. Com isso fiquei muito animada para enviar referências dos materiais educativos do Instituto Sangari produzidos para as exposições Darwin, Revolução Genômica e Einstein.

Em outro grupo de apresentações, as relações entre arte e ciência se mostraram como possibilidades de criar abordagens provocadoras e, ao mesmo tempo, lúdicas, para aproximar o público de temáticas científicas. Outros temas, como as feiras de ciências, foram abordados pelo colombiano Julian Betancourt (foto), diretor do Museo de La Ciencia y El Juego de Bogotá. E, definitivamente, foi mais um dia em que os programas de rádio desenvolvidos tanto por jovens, como por pesquisadores, se mostraram uma estratégia extremamente rica para a divulgação científica.”

27/05/2009

RedPop

O terceiro dia da XI reunião da RedPop em Montevidéu seguiu com apresentações de instituições de diversos países, relacionadas a temas como museus de ciências, formação de monitores e blogs de divulgação científica. Confira a seguir o trecho de mais um depoimento de Ana Maria Navas sobre suas experiências no encontro:

“Assisti, de manhã, algumas apresentações de palestrantes do Universum do México e do próprio Museu Ciencia Viva de Montevidéu. Fiquei surpresa, pois o tema da mediação e da formação de monitores (chamados aqui de guias) está sendo cada vez mais relacionado com a construção de cidadania. A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), por exemplo, abordou a inclusão social como um dos assuntos de destaque em uma de suas apresentações falando da possibilidade de conceber e realizar cursos de formação de monitores especificamente voltados para deficientes visuais, auditivos e intelectuais.

Outra apresentação excelente foi a de Martin Bonfil (foto), também da UNAM do México, relacionada com blogs de divulgação científica. Há vários anos que o Martin alimenta o blog La ciencia por gusto no qual publica textos sobre os mais variados assuntos relacionados com C&T. O tema de destaque na sua apresentação foi a "teoria das redes" e a potencialidade que ela apresenta para fazer com que o público tenha contato com assuntos de interesse comum, veiculados também pela mídia impressa.”

Revolução Genômica em Petrópolis

Não perca palestra sobre Células – Tronco e Medicina Regenerativa, com o palestrante Stevens Rehen na Programação Especial da mostra Revolução Genômica. Saiba mais sobre a exposição: http://www.revolucaogenomica.com.br/

25/05/2009

XI Reunião da RedPop

A coordenadora do Programa Educativo das exposições do Instituto Sangari, Ana Maria Navas, vai relatar durante essa semana os acontecimentos da XI Reunião da RedPop, iniciada ontem e que acontecerá até sexta-feira, dia 29.

Acompanhe o primeiro depoimento enviado por ela, contando como foi a sua chegada ao Uruguai e as atividades iniciais do evento:

“O primeiro dia do encontro (26) foi dedicado à formalização das inscrições e também para a interação dos participantes de diversas instituições e de diferentes países. O congresso está sendo realizado no Latu, um centro de eventos situado do lado do museu Ciência Viva. Desta forma, ao transitar pelas salas onde ocorrem as apresentações, é necessário atravessar o museu, onde podemos aproveitar para observar as diversas áreas e espaços expositivos.

No dia de hoje aconteceram palestras muito interessantes, várias delas de pesquisadores brasileiros. Blogs, vídeos de divulgação científica e programas de rádio que apresentam músicas brasileiras com temas científicos foram apenas algumas das apresentações que consegui assistir, em um local em que várias sessões acontecem de forma paralela e onde mais de 600 pessoas transitam. Entre as várias sugestões de sites achei esta muito interessante e recomendo visitar www.museudavida.fiocruz.br/electron .”

RedPop começa com apresentações de brasileiros 0 publish open open redpop-comeca-com-apresentacoes-de-brasileiros 2009-05-27 20:02:21 2009-05-27 22:02:21 0 http://blogdoinstitutosangari.org/blog/?p=233 0 post 0 229 1 2009-05-27 15:16:45 2009-05-27 17:16:45

Segundo Ana Maria Navas, um dos dados que a pesquisa evidenciou é o fato de que o brasileiro está carente de informação sobre genoma, genética, genes, pois as pessoas passavam tempo significativo lendo painéis sobre o tema. Uma das análises é a de que ainda que exista informação sobre o tema na mídia, talvez a forma como ela é disponibilizada ainda torne o assunto de difícil acesso, o que revela que uma exposição pode ser um modo de difundir esse conhecimento de modo mais acessível.

Veja no vídeo abaixo a segunda parte da entrevista.httpv://www.youtube.com/watch?v=ouua2K1cE3s&feature=channel_page Brasileiro quer informação 0 publish open open brasileiro-quer-informacao 2009-05-27 15:16:45 2009-05-27 17:16:45 0 http://blogdoinstitutosangari.org/blog/?p=229 0 post 0 230 1 2009-05-27 15:16:30 2009-05-27 17:16:30

08/05/2009

Os nanoscópios

Os microscópios que nos permitem entrar no nanomundo são bem diferentes dos equipamentos tradicionais, como os óticos. Os microscópios de força atômica, por exemplo, funcionam de uma maneira comparável aos mecanismos de medição da profundidade dos oceanos, mapeando a distância das superfícies para obter a descrição final do menor detalhe possível. Este microscópio também permite mudar o arranjo dos átomos e descartar impurezas de uma amostra de material.

Já os microscópios de tunelamento apresentam uma ponta de metal com uma agulha muito fina, que mede a corrente elétrica que passa entre a agulha e a superfície analisada, permitindo a reconstrução e a manipulação dos átomos em sua superfície

O que é "nano"?

O prefixo “nano” vem da palavra grega “nannos” e do latim “nanus” e significa “muito pequeno” ou “anão”. No campo científico, nano se refere a tudo o que é extremamente pequeno, refere-se à minúscula e menor partícula.
A utilização de microscópios a par
tir do século XVII possibilitou a observação de objetos muito pequenos, até então desconhecidos. Para medi-los, utiliza-se o milímetro (mm) - submúltiplo da medida padrão metro, medição que apesar de pequena é visível a olho nu.

Dividindo-se um milímetro em mil partes obtemos o micrometro (μm) e, se o dividirmos da mesma forma, obtemos o nanômetro (nm), que é equivalente a bilionésima parte do metro. Exemplos de elementos medidos em nanômetros são os átomos, algumas moléculas e distâncias do mundo atômico, como o comprimento da ligação entre dois átomos na molécula de H2O.

07/05/2009

Exposição Darwin em Londres

O Museu de História Natural de Londres encerrou no mês de abril a exposição “Darwin”, a mesma que foi realizada no Brasil pelo Instituto Sangari, com sede em São Paulo, que incluiu o país no circuito internacional de exposições científicos-culturais. A mostra, originária do American Museum of Natural History (AMNH), em Nova York, passou pelas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Curitiba, onde foi vista por mais de 400 mil pessoas.

Os londrinos, assim como os brasileiros, tiveram a oportunidade de conhecer as surpreendentes descobertas feitas por Charles Darwin durante sua viagem, que o levou da Austrália à América do Sul, com passagem pelo Brasil.

Com base nas observações feitas a bordo do navio HMS Beagle, Darwin pode conceber a teoria de que as espécies existentes hoje provêm de um ancestral comum que evoluiu no tempo, graças ao processo de “seleção natural”. A viagem resultou, portanto, na obra “Origem das Espécies”, que neste ano completa 150 anos de publicação.

No vídeo a seguir você confere a reportagem feita pela emissora RTP de Portugal sobre a exposição Darwin em Londres:

httpv://www.youtube.com/watch?v=l3GHnj42x7k Londres encerra exposição Darwin 0 publish open open londres-encerra-exposicao-darwin 2009-05-07 16:29:03 2009-05-07 18:29:03 0 http://blogdoinstitutosangari.org/blog/?p=188 0 post 0 189 1 2009-05-07 16:27:55 2009-05-07 18:27:55

05/05/2009

Nanoaventura

A Exposição Nanoaventura possui 4 jogos virtuais que proporcionam uma aproximação lúdica com a nanociência e a nanotecnologia.

A proposta desses jogos é criar um ambiente de imersão com o tema, familiarizar os visitantes com equipamentos e práticas de laboratório com que se trabalha em nanociência e nanotecnologia, além de estimular as atividades em equipe, uma vez que os estudantes são divididos em grupos.

No jogo “Linha de Montagem”, os visitantes simulam a construção de circuitos com nanocomponentes. Na atração “Manipulando Componentes”, os participantes removem as impurezas de uma amostra com um microscópio de força atômica. A estação “Nanomedicamentos” faz uma demonstração de como é possível realizar tratamentos médicos específicos, indo diretamente ao encontro de uma célula doente e a tratando com nanomedicamentos. A última etapa da exposição é um Passeio Virtual ao Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNSL) e aos laboratórios da Unicamp.

Visita ao Museu Exploratório de Ciências

Beatriz Sala, aluna do Meu Colégio, também considerou a experiência da visita ao Museu Exploratório de Ciências como algo muito relevante. Em seu breve depoimento, ela enfatiza que os alunos aprendem mais por meio de processos interativos como jogos, dinâmicas e atividades. Essa visão, de que a experimentação e a investigação produzem melhores resultados educacionais, é algo que vai se consolidando aos poucos em meio à sociedade e já começa a render resultados importantes, que merecem ser analisados.

http://blogdoinstitutosangari.org/blog/?p=180 0 revision 0 181 1 2009-05-05 15:06:07 2009-05-05 17:06:07

04/05/2009

Relatório de Desenvolvimento Juvenil 2007

No ano de 2007 foi divulgado o terceiro Relatório de Desenvolvimento Juvenil, elaborado em parceria entre a Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), o Instituto Sangari e a Secretaria de Ciências e Tecnologia para Inclusão Social.

O intuito do relatório é promover uma descrição social, educacional e ocupacional dos jovens brasileiros, além de propor a construção de um indicador, intitulado Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ). O índice tem como objetivo refletir as condições de vida e o acesso a benefícios sociais como a educação, saúde e renda. Para a sua elaboração, foram utilizados critérios semelhantes aos propostos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O estudo elabora um amplo panorama sobre a situação da juventude nas 27 unidades federadas do Brasil, analisando a evolução da situação dos jovens ao longo dos últimos anos. De acordo com os resultados do relatório, os estados com melhores indicadores foram o Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo. Os últimos lugares no índice correspondem aos estados de Alagoas, Pernambuco e Maranhão.