17/03/2009

Oficina Desafio

Durante os próximos três meses, estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país serão desafiados a projetar, construir e operar um equipamento que possibilite a pesquisadores coletar alguns ovos de Harpia, localizados no topo de árvores. Diariamente, o caminhão ambulante da Oficina Desafio, que conta com o apoio do Instituto Sangari, oferecerá pequenas demonstrações do que vem por aí, desafiando estudantes a encontrarem uma solução para o problema.

A altura da árvore será diferente para estudantes de ensino fundamental e para estudantes do ensino médio. Para os primeiros, a árvore terá 2 metros e o ninho estará a 1,80 metros. Para os segundos, a árvore terá 2,5 metros e o ninho estará a 2,30 metros. O ovo a ser coletado será do tamanho de um ovo de galinha e será feito de gesso! O manual para download pode ser encontrado no site do Grande Desafio 2009, que você acessa aqui.

Topa um desafio?

A Harpia, ou Gavião Real, é a maior ave de rapina do Brasil e do mundo. Com hábitos solitários, o pássaro necessita de uma extensa área para sobreviver: cerca de 502 km de floresta para cada ave. Sua localização vai do sul da América Central até o Paraguai, com preferência das áreas tropicais. No Brasil, ainda hoje, essa espécie é encontrada na Amazônia, nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, além de algumas florestas da Mata Atlântica em grandes árvores.

Mas, a cada dia que passa, fica mais difícil encontrar uma Harpia pelo Brasil a fora. A extensa área que ela exige para sobreviver, hoje, é um fator limitante, pois, com as altíssimas taxas de desmatamento em nosso país fica difícil encontrar uma área de mata com tamanho suficiente e com as árvores ideais para a harpia se reproduzir.

Muitos pesquisadores gostariam de estudar mais essas aves, mas esbarram em um problema crucial: é praticamente impossível alcançar os ovos da Harpia, normalmente colocado no topo de árvores muito altas. É daí que surge o Grande Desafio de 2009, promovido pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, com o apoio do Instituto Sangari.

Promovendo o aprendizado

O primeiro período de inscrições para o Grande Desafio 2009 já está aberto e vai até o dia 19 de maio. O custo da inscrição é de R$ 10,00 para escolas públicas e R$ 30,00 para escolas privadas.

No dia 18 de abril acontece uma oficina para orientadores, que é uma oportunidade para que os professores orientadores possam conhecer detalhes sobre o Grande Desafio, entrando em contato com a experiência passada de outras equipes, sanarem suas dúvidas e trocarem idéias. Você pode acessar mais informações a respeito no site do Grande Desafio.

16/03/2009

Oficina Desafio estimula a descoberta e a criatividade dos alunos

Segundo Adriana Vitorino Rossi, Diretora Educacional do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP, a Oficina Desafio estimula a descoberta e a criatividade dos alunos, pois instiga a busca do conhecimento de uma forma não obrigatória. Ela também afirma que o sistema de ensino do Brasil provoca um distanciamento entre sala de aula e atividades lúdicas, como as oferecidas pela Oficina. “Esse distanciamento é desestimulante para os alunos e tentamos fazer com que os alunos percebam que a escola é o lugar onde devem ser resolvidas dúvidas e onde eles devem buscar informação”, explica.

httpv://www.youtube.com/watch?v=yLviWeMAwwc&feature=channel_page Objetivo é despertar a curiosidade 0 publish open open objetivo-e-despertar-a-curiosidade 2009-05-07 16:20:59 2009-05-07 18:20:59 0 http://blogdoinstitutosangari.org/blog/?p=185 0 post 0 186 1 2009-05-07 16:20:25 2009-05-07 18:20:25

Grande Desafio 2009

No dia 09 de março o caminhão da Oficina Desafio, do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, visitou os alunos do Colégio Adventista de Campinas, durante o lançamento do Grande Desafio 2009, que estimulará nos próximos meses estudantes de todo o Brasil a planejar, construir e operar uma máquina capaz de evitar a extinção do gavião-real.

O pequeno desafio proposto durante a visita da oficina ambulante buscou desenvolver um equipamento capaz de regar plantas sem que seja necessária a presença de uma pessoa. Segundo o estudante da Unicamp e monitor do projeto Gabriel Firer, a maior dificuldade desse desafio é fazer com que o sistema funcione por mais tempo e que seja regulado. O problema foi facilmente resolvido pela equipe de alunos “Petequinha”: “Na parede fica um suporte com uma garrafa de água, pingando lentamente, até encher a vasilha de água que, ao atingir o peso que desequilibre o pêndulo da balança, vira a água sobre a planta”, explicou a estudante do 3º ano do Ensino Médio Julia Trupel.

Oficina Desafio

Durante os próximos três meses, estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país serão desafiados a projetar, construir e operar um equipamento que possibilite a pesquisadores coletar alguns ovos de Harpia, localizados no topo de árvores. Diariamente, o caminhão ambulante da Oficina Desafio (foto), que conta com o apoio do Instituto Sangari, oferecerá pequenas demonstrações do que vem por aí, desafiando estudantes a encontrarem uma solução para o problema.

A altura da árvore será diferente para estudantes de ensino fundamental e para estudantes do ensino médio. Para os primeiros, a árvore terá 2 metros e o ninho estará a 1,80 metros. Para os segundos, a árvore terá 2,5 metros e o ninho estará a 2,30 metros. O ovo a ser coletado será do tamanho de um ovo de galinha e será feito de gesso! O manual para download pode ser encontrado no site do Grande Desafio 2009, que você acessa aqui.

04/03/2009

À luz das teorias de Darwin

Sérgio Besserman Vianna, da PUC-RJ, lembra neste depoimento os desafios que a humanidade já enfrenta no que diz respeito às mudanças climáticas, desafios que precisam ser vistos também à luz das teorias de Darwin.

httpv://www.youtube.com/watch?v=oNSkKfbH55Y&feature=channel_page

O viés comportamental da pesquisa de Darwin

Aqui, uma participante do encontro questiona os autores se eles consideram importante o viés comportamental da pesquisa de Darwin, ainda pouco explorado na atualidade. Conheça a opinião de alguns dos autores sobre esta questão.

httpv://www.youtube.com/watch?v=kneeOGo-tfg&feature=channel_page

Implicações das descobertas de Darwin

Neste vídeo, um dos muitos participantes do encontro pergunta aos autores se a publicação do livro foi atrasada em função do fato de que Darwin temia as implicações de suas descobertas. Veja o que respondem vários autores.

httpv://www.youtube.com/watch?v=-l6exykOSAc&feature=channel_page

Darwin através do olhar histórico

Mário de Pinna, Professor do Museu de Zoologia da USP, lembra que a pesquisa de Darwin é a base para a compreensão da evolução, que precisa ser entendida não de modo mecanicista, mas por meio de um olhar histórico.

httpv://www.youtube.com/watch?v=j62jUDCFDGE&feature=channel_page Os padrões evolutivos 0 publish open open os-padroes-evolutivos

Um lado pouco explorado de Darwin

César Ades, do Instituto de Psicologia da USP, lembra que as pesquisas de Darwin sobre o comportamento dos animais revelou um outro viés do naturalista inglês, ou seja, seu lado voltado para a psicologia, ainda pouco explorado.

httpv://www.youtube.com/watch?v=WY0Sib54ov0&feature=channel_page Darwin psicólogo 0 publish open open darwin-psicologo 2009-03-04 19:15:07 2009-03-04 21:15:07 0 http://blogdoinstitutosangari.org/blog/?p=95 0 post 0 96 1 2009-03-04 19:14:06 2009-03-04 21:14:06

O mercado decide o que é bom?

Nélio Bizzo, um dos autores do livro, volta a lembrar, neste vídeo, que as publicações de grandes cientistas como Darwin, Einstein e muitos outros, nunca foram grandes sucessos de vendas, o que é uma clara demonstração de que não devemos deixar para o mercado a decisão sobre o que é bom ou importante.O mercado decide o que é bom?

http://blogdoinstitutosangari.org/blog/?p=92 0 revision 0 93 1 2009-03-04 19:10:57 2009-03-04 21:10:57

O lançamento do livro ”Charles Darwin, em um futuro não tão distante” em São Paulo

O lançamento do livro ”Charles Darwin, em um futuro não tão distante” teve sua segunda etapa com um evento na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo. Mais de 200 pessoas participaram do encontro, que foi marcado por um excelente debate sobre as obras do autor e suas implicações para a atualidade.